Polícia

Três suspeitos são presos em operação policial contra o tráfico de drogas, em Bom Jesus

A ação contou com a Polícia Civil e com a Brigada Militar

Três suspeitos são presos em operação policial, em Bom Jesus
Divulgação

Uma operação na madruga desta quarta-feira (27) resultou na prisão de três suspeitos, em Bom Jesus. Conforme a Polícia Civil, durante investigações sobre tráfico de drogas, a polícia conseguiu Mandados Judiciais, resultando na prisão de dois alvos. O terceiro suspeito que estava foragido acabou sendo localizado e preso um tempo depois. A Brigada Militar participou da ação com a Polícia Civil, resultando a prisão de três suspeitos.

Conforme o delegado de Bom Jesus, Gustavo Costa Amaral, a ação resultou na prisão de três traficantes, sendo uma prisão em flagrante e outras duas prisões preventivas. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em dois endereços. Foram apreendidos objetos relacionados ao tráfico de drogas, crack, balança de precisão e dinheiro em espécie.

A polícia encaminhará os indivíduos presos ao Presídio Estadual de Vacaria, deixando à disposição da Justiça.

 

 

***

Sobre a Polícia Civil

A Polícia Civil Gaúcha, através da ACADEPOL, foi a primeira Polícia da América Latina a implementar a disciplina de Direitos Humanos, na formação do policial, através da Lei Estadual nº 8.776, de 23 de dezembro de 1988. Em 1989 a Constituição Estadual transforma a Escola de Polícia em Academia de Polícia Civil (ACADEPOL). A Chefia de Polícia (e o Comando-Geral da PM) ficam vinculados, diretamente, ao Governador do Estado, conforme estabelecido no art. 144, § 6°, da CF. No de 1995, o Estado cria a Secretaria da Justiça e da Segurança Pública e, no âmbito da Polícia Civil. Cria-se, também, o DENARC.

Mais adiante, em 1997, o Estado cria o DEIC. Com a Lei 10.997, que estabelece a organização básica da Polícia Civil, criam-se os seguintes órgãos: Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (extingue-se a DIPAME), o DPTRAN (trânsito), o Conselho de Administração Superior. O Departamento de Organização e Correição (DOC) passa a ser Corregedoria-Geral de Polícia (COGEPOL). Extingue-se o DECON (consumidor), que passa a ser uma Delegacia de Polícia especializada do DEIC. No ano de 2011, a Chefia da Polícia Civil cria a Assessoria de Direitos Humanos.