Após receber uma denúncia anônima, os policias militares do 4º Batalhão de Polícia Choque prenderam um homem de 21 anos por tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo, na Rua Carlos Fanton, no bairro São José, em Farroupilha. Na ocasião, os policiais militares do 4BPChq, em abordagem ao indivíduo, encontraram em sua cintura uma arma de fogo calibre .38, e em seu bolso traseiro uma porção de crack.
O indivíduo ainda relatou que teria outra arma de fogo no interior de sua residência. Os policiais militares passaram então a fazer a revista para localizar a arma de fogo no local, sendo necessário abordar duas mulheres que se encontravam na residência. De início, foi negada a existência de arma de fogo. Em diligências no interior de um roupeiro, foi localizada mais substância análoga à cocaína e uma quantia em dinheiro.
Após as buscas, a segunda arma de fogo foi encontrada no telhado da casa dos fundos, que havia sido arremessada por uma das pessoas que estavam na casa. Segundo consta, quem jogou a arma de fogo para fora da casa foi uma menor de 17 anos, namorada do individuo preso com a arma de fogo na cintura. Ainda foram encontradas diversas munições e aparelhos celulares.
No momento em que os policiais militares do 4BPChq estavam deixando a casa, as duas mulheres (interrogadas anteriormente) desacataram os agentes, mencionando que eles haviam trazido consigo a quantia em dinheiro e os entorpecentes. Diante disso, junto com o indivíduo, as mulheres também foram presas, bem como a menor de 17 anos foi apreendida, à DPPA de Farroupilha para lavratura dos respectivos flagrantes.
Ao todo, foram apreendidos um revólver calibre .38, um calibre .38, 13 munições calibre .38; 11 aparelhos celulares, uma porcão de substância semelhante a crack e uma porcão com substância semelhante a cocaína.