Polícia

Três pessoas são presas com mais de 90 kg de maconha em Viamão

Esquema de tráfico de drogas com kits prontos e maconha prensada foi desmantelado

MACONHA
Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil apreendeu, na noite de quinta-feira (24), em Viamão, 91 kg de maconha após investigação sobre tráfico de drogas e organização criminosa em desfavor de facção criminosa com sede no Vale do Sinos. Um homem e duas mulheres foram presos em flagrante por tráfico e associação para o tráfico.

O veículo utilizado pelo trio para fazer as entregas também foi recolhido. A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (1ª DIN) do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).

A investigação teve início a partir de denúncias de que um veículo Onix era utilizado para entregar drogas na região metropolitana e de que uma residência em Viamão era usada como esconderijo dos entorpecentes. As informações apontavam que um casal fazia a entrega das drogas e que uma segunda mulher, moradora da residência, era responsável pelo esconderijo dos ilícitos.

Durante monitoramento da residência e do veículo, que durou cerca de três dias, os policiais visualizaram o veículo com o casal chegando e ingressando na casa. Na saída, foi possível visualizar a dupla com uma caixa nas mãos, momento em que foi feita a abordagem e constatado se tratar de drogas. A partir do flagrante, os policiais ingressaram na residência e encontraram o restante das drogas e dos kits de maconha para venda. Com a apreensão, o prejuízo estimado ao crime organizado supera o patamar de R$ 150 mil.

O casal preso já possuía antecedentes criminais. Já a mulher que morava na residência não tinha registro anteriores. Segundo o Delegado Guilherme Dill, responsável pela investigação, pessoas sem antecedentes criminais têm aceitado a função de cuidar esconderijo de drogas em troca de dinheiro. As organizações criminosas têm adotado essa prática para evitar a suspeita das ações policiais.