Polícia

Três novas viaturas da BM serão entregues na Serra

Três novas viaturas da BM serão entregues na Serra

Das 114 novas viaturas da Brigada Militar, anunciadas na manhã desta segunda-feira, dia 2 de abril, apenas três virão para a região da Serra Gaúcha. Em ato no Parque Marinha do Brasil, foram anunciadas a aquisição de 164 escopetas calibres 12 para o combate à criminalidade através do policiamento ostensivo. A cerimônia contou com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário estadual da Segurança Pública Cezar Schimer.

114 viaturas foram entregues à Brigada Militar (Foto: Álvaro Grohmann/Especial)

Entre as 114 novas viaturas, estão 86 Toyota Corolla; 16 Toyota Hilux 4×4 e 12 Mitsubishi L200 Triton 4×2; totalizando investimento de R$ 12,2 milhões. Segundo o comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal´Lago, a maioria dos novos veículos destina-se ao interior do RS, ficando apenas 18 para Porto Alegre e cinco à Região Metropolitana. A distribuição das viaturas beneficiou 54 municípios das regiões Alto Jacuí; Central; Centro-Sul; Fronteira Noroeste; Fronteira Oeste; Litoral Norte; Missões; Planalto; Serra; Sul; Vale do Caí; Vale do Rio Pardo; Vale do Rio dos Sinos e Vale do Taquari.

Uma nova licitação para a aquisição de mais 1.150 novas viaturas encontra-se em andamento. Cezar Schirmer observou que o primeiro certame da nova licitação não teve interessados e um novo será agora realizado. “A segurança pública se materializa com ações concretas, como mais veículos, equipamentos, tecnologia e soldados, e também com resultados objetivos, como a redução dos indicadores de criminalidade. Estamos no caminho certo”, assegurou o secretário, recordando que é a segunda etapa de distribuição de viaturas e armamento.

O oficial ressaltou que as caminhonetes são “viaturas robustas que vão reforçar as patrulhas rural e ambiental”, enfrentando estradas de chão batido e relevos adversos. Já em relação às 164 escopetas calibres 12, cujo modelo reduz o impacto do recuo no ombro do policial militar e permite uma melhor mira, o investimento total foi de R$ 366 mil. “Alguns municípios pequenos passarão a ter esse tipo de arma”, observou o comandante-geral da BM. Os critérios de escolhas das cidades contempladas foram basicamente dois: indicadores de criminalidade e número da população. “Essas armas vão qualificar a ação policial. Este ano, a perspectiva é muito boa no enfrentamento com repressão qualificada”, concluiu.