Foi executado na quarta-feira (03) o desassoreamento em trecho do Arroio Tega, no loteamento Matioda, em Caxias do Sul. O Departamento de Escavação da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) utilizou duas escavadeiras para a realização do serviço. Foram desassoreados cerca de 500 metros do rio, no trecho que passa aos fundos da rua Silvio Dalssasso.
Com o objetivo de retirar o acúmulo de pedras, terra, areia e entulhos do leito do canal, a ação permitirá maior fluxo das águas e prevenção de alagamentos. Outro ponto importante é a preservação dos leitos do rio, evitando que a força da água cause erosão hídrica, derrubando encostas e vegetação.
O desassoreamento em leito de rios ou cursos d’água foi autorizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), em caráter excepcional e temporário, pelo período de seis meses, para o enfrentamento do estado de calamidade pública devido ao evento climático ocorrido no Rio Grande do Sul.