A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) implantará a partir de segunda-feira (14) uma nova faixa para tráfego de veículos na rua Marechal Floriano. A medida valerá no trecho entre a rua Os Dezoito do Forte e Sinimbu. Além das duas faixas disponíveis atualmente e do corredor exclusivo para o transporte coletivo, o trânsito no local fluirá também com uma quarta pista, à esquerda, que permitirá o tráfego de veículos de segunda a sexta-feira, entre 6h e 20h, e aos sábados, das 6h às 14h. Fora destes horários, o espaço será reservado para o estacionamento gratuito.
De acordo com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, a ação busca ampliar a capacidade da via e permitir melhores condições de tráfego no trecho. Em análises recentes da Secretaria, ainda segundo Soares, foi observada que a circulação de veículos no local tem aumentado, necessitando de ajustes nos espaços para melhor fluidez no trânsito. “O que percebemos na Marechal Floriano é uma mudança muito grande de cenário ao longo dos últimos dois anos. Identificamos que, em determinados horários, o fluxo está bastante acentuado e provocando lentidão no tráfego de veículos. Por isso a nova faixa de trânsito, assim como fizemos na Os Dezoito do Forte, será fundamental para melhorarmos a mobilidade”, destacou.
Com a mudança, a Marechal Floriano fluirá com três faixas de circulação entre a Os Dezoito do Forte até a Pinheiro Machado, em um trecho de cerca de 300 metros. As equipes da Sinalização Viária da SMTTM realizarão a pintura dos meios-fios e dos ajustes nas placas neste sábado (12). Na próxima segunda-feira, os agentes da Fiscalização de Trânsito estarão no local para orientar os condutores.
Soares destaca ainda que é fundamental que os motoristas estejam atentos à sinalização. Quem estacionar fora do horário de permissão estará sujeito à autuação. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em local proibido em desacordo com a sinalização é uma infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o veículo será removido de circulação (guinchado).
Foto: Leonardo Portella/Divulgação