Movimento une forças pela reconstrução da ERS-431 e da ponte de Santa Bárbara

Rodovia liga a BR-470, em Bento Gonçalves, à ERS-129, em Dois Lajeados, passando por Santa Tereza e São Valentim do Sul (municípios conectados pela ponte). Trajeto é vital para o escoamento de produtos, com tráfego diário de 2,5 mil veículos

Publicado por
18:41 - 06/07/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Movimento une forças pela reconstrução da ERS-431 e Ponte de Santa Bárbara

Foto: @viniglanert/@juntospelars431pontestabarbara

Um movimento formado por pessoas comprometidas com a reconstrução e preservação da ERS-431 e da ponte de Santa Bárbara – transpondo o Rio Taquari, para ligação da localidade (pertencente a São Valentim do Sul), com o município de Santa Teresa -, conta com mais de 1.800 seguidores no Instagram e 730 participantes em um grupo de WhatsApp.

Na página “Juntos pela Reconstrução da ERS-431 e da Ponte de Santa Bárbara” (@juntospelars431pontestabarbara), são compartilhadas atualizações sobre a situação da rodovia e da ponte, além de depoimentos de pessoas afetadas pelas recentes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. Esses eventos climáticos causaram diversos deslizamentos e destruíram a ponte que conectava a região de Bento Gonçalves a São Valentim do Sul, formando caminho par ao Norte do Estado, gerando grandes transtornos.

A ERS-431 é uma via crucial que liga a BR-470, em Bento Gonçalves, à ERS-129, em Dois Lajeados, passando por Santa Tereza e São Valentim do Sul. A rodovia é vital para o escoamento de produtos agrícolas, metalmecânicos e moveleiros, com um tráfego diário de aproximadamente 2,5 mil veículos.

Veja também: Daer trabalha para liberar a ERS-431, em Bento Gonçalves e São Valentim do Sul

O movimento, que começou há cerca de um mês, atualmente é organizado por 16 pessoas, incluindo empresários de São Valentim do Sul, Dois Lajeados e Guaporé. Um dos principais objetivos em andamento é a criação de uma associação para pressionar as entidades públicas a realizarem as melhorias e manutenções necessárias na ERS-431 ao longo dos anos.

Licitação da Nova Ponte

No dia 2 de maio, foi publicado o edital de licitação por pregão eletrônico para a construção de uma nova ponte sobre o rio Taquari, na ERS-431. A abertura das propostas das empresas interessadas está prevista para o dia 26 de julho. A execução da obra conta com R$ 23 milhões destinados pelo governo federal.

Após, haverá um prazo para que a empresa vencedora apresente os documentos de habilitação. Em seguida, abre-se um período para possíveis recursos dos demais concorrentes. Na ausência de recursos, a empresa será homologada e o processo para a assinatura do contrato terá início. Caso não haja impedimentos, a ordem de serviço, que inclui o projeto básico, o projeto executivo e a execução da obra, deverá ser expedida em meados de agosto.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp