A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito de Farroupilha lembra que os prestadores do serviço de transporte escolar no município devem realizar a inspeção técnica-mecânica dos veículos, de acordo com as resoluções do Contran/RS quanto a segurança veicular, incluindo sistema de frenagem, pneus, cintos, entre outros itens.
O chefe do departamento de trânsito do município, Daniel Troes, lembra que após ser feita a inspeção em uma oficina autorizada o motorista deve comparecer no departamento de Trânsito com o laudo para a atualização do cadastro.
“Nós sempre fizemos nesse período do ano o levantamento do cadastro dos prestadores do serviço de transporte escolar e em cima desse levantamento verificamos que algumas pendencias que os prestadores precisam estar em dia. Outra situação é com relação a inspeção técnica-mecânica dos veículos que é obrigatória para o trasporte de passageiros, então os motoristas realizam esta vistoria e após trazem o laudo para nós e assim atualizamos todo cadastro do prestador desse serviço”, destaca.
Troes lembra ainda, que o motorista deve estar com seu veículo em dia para o começo do ano letivo, caso contrário, não poderá fazer o trasporte escolar no município. Salientando que permissão para prestação do serviço só será emitida mediante a constatação de regularidade documental.
O Departamento de Trânsito ressalta que antes da contratação do transporte escolar, que os pais verifiquem se há o laudo de inspeção com aprovação das condições de segurança do veículo. Para obter as informações necessárias sobre o transporte escolar para seu filho, assim como para denunciar qualquer tipo de irregularidade, o telefone do Departamento de Trânsito é 3261.6970.