Caxias do Sul

Trânsito terá bloqueios no entorno do estádio Centenário para a Decisão do Gauchão 2023 deste sábado

Alegando questões de segurança e pedido da Brigada Militar, a Prefeitura de Caxias do Sul proibiu a circulação de ambulantes nas proximidades do local da partida

Secretaria de Trânsito indica bloqueios para jogo do Caxias nesta quinta-feira (7)
Foto: Rodrigo Rossi/divulgação

A primeira partida da decisão do Campeonato Gaúcho 2023, entre Caxias e Grêmio, às 16h30 deste sábado (1°), no estádio Centenário, terá consequências para a mobilidade do bairro Cinquentenário, em Caxias do Sul. Pela expectativa de grande número de torcedores, os bloqueios viários iniciam pela manhã, às 9h, em um trecho da Rua Thomas Beltrão de Queiroz, entre a rotatória da Rua Bento Gonçalves e o trevo com a Rua Carlos Bianchini. As demais vias do entorno do estádio serão bloqueadas às 12h30. O tráfego deve ser normalizado somente após as 21h.

Acesso à ERS-122

Os condutores que desejarem seguir no sentido Caxias do Sul / Farroupilha deverão trafegar através das ruas Dr. Bozzano, José do Patrocínio e Teixeira Mendes, até a Avenida Júlio de Castilhos. Dali o condutor pode acessar a ERS-122 por meio da Rua Dr. Antônio Casagrande ou seguir até a Avenida Rubem Bento Alves. No sentido contrário, quem vier da ERS-122 terá que seguir, obrigatoriamente, pelas ruas Cremona, do Rosário e Padre Anchieta, até a Rua Teixeira Mendes. Haverá bloqueio total na Rua Nossa Senhora Auxiliadora.

Comércio ambulante vetado do entorno

Segundo a Prefeitura de Caxias do Sul, por questões de segurança e a pedido da Brigada Militar (BM), não está autorizada a circulação de ambulantes no entorno do estádio. A Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), responsável pela fiscalização deste tipo de comércio estará no local com equipe orientando sobre a proibição.

A BM alega que as barracas e bancas dos ambulantes nas vias públicas restringem o deslocamento das viaturas, cavalos, cães, ônibus de torcidas e delegações. A corporação menciona, ainda, que estes comerciantes ficam onde pode ocorrer ação de controle de distúrbios, além de não estarem legalizados para a venda de produtos.

Transporte coletivo

Devido aos bloqueios, estão previstos impactos no itinerário da linha L86 – Coletora Central. Como o ônibus não poderá transitar pela Rua Thomas Beltrão de Queiroz, ele trafegará pela Avenida Júlio de Castilhos até a Rua La Salle e, dali, para a Rua Bento Gonçalves, retomando o seu itinerário. (Abaixo os cruzamentos com bloqueios).

Acesso ao Hospital Unimed

Em caso de emergências, o acesso ao Hospital da Unimed deve ser feito através das ruas Dom João Batista Scalabrini e Professor Marcos Martini. Equipes da Fiscalização de Trânsito orientarão aos condutores a respeito das vias bloqueadas e das possibilidades de desvios.

Confira os cruzamentos com bloqueios totais

• Rua Cremona x Rua Nossa Senhora Auxiliadora

• Rua do Rosário x Rua Padre Anchieta

• Avenida Júlio de Castilhos x Rua Andrea Viero

• Avenida Júlio de Castilhos x Rua Coronel Pena de Moraes

• Rua Pinheiro Machado x Rua Henrique Cia

• Rua Pinheiro Machado x Rua Dr. Bozzano

• Rua Bento Gonçalves x Rua José do Patrocínio

• Rua Dom João Batista Scalabrini x Rua Cristóforo Randon

• Rua Dom João Batista Scalabrini x Rua Thomas Beltrão de Queiroz

• Rua Carlos Bianchini x Rua Professor Marcos Martini

• Rua Nico Pires x Rua Augusto Piccoli