
Com o objetivo de melhorar o trânsito, a duplicação da ERS-122, no km 74 em Caxias do Sul, atinge um momento decisivo. Nesta etapa, a concessionária CSG inicia, nesta segunda-feira (8), a complexa operação de lançamento das vigas da nova ponte sobre o Arroio Tega. Consequentemente, a obra deve alcançar 75% de execução ainda em dezembro.
Leia também:
Incêndio destrói estabelecimentos no distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul
Para realizar a montagem, as equipes utilizarão uma treliça lançadeira metálica para posicionar as 24 vigas. Cada uma dessas peças impressiona pelas dimensões: 38,80 metros de comprimento e mais de 90 toneladas. Vale destacar que a CSG instalou um campo de produção próximo ao canteiro, uma estratégia que agilizou a fabricação e, ao mesmo tempo, reduziu o tráfego de caminhões pesados na região.
Interdições temporárias
A operação exigirá breves interdições no tráfego da rodovia para garantia total da segurança. Portanto, as pausas de 10 a 25 minutos ocorrerão em três janelas horárias diárias, entre os dias 8 e 19 de dezembro:
- Manhã: das 8h45 às 9h10
- Tarde: das 12h15 às 12h40
- Fim de tarde: das 16h às 16h25
Dessa forma, a recomendação para os motoristas é que planejem seus deslocamentos considerando essas paradas. As equipes de tráfego da concessionária monitorarão e sinalizarão todas as intervenções.
Um “Lego de Engenharia” de grande porte
O diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, descreve a fase como um “grande lego de engenharia”. Segundo ele, as peças fundamentais agora se unem para formar a nova ligação entre as margens do arroio. Além disso, ele ressaltou que os trabalhos anteriores ocorreram sem afetar o fluxo de veículos.
A nova ponte terá 270 metros de extensão, 38 metros de altura e 12 metros de largura quando concluída. Por fim, o investimento de R$ 50 milhões no empreendimento vem integralmente dos recursos das tarifas de pedágio eletrônico free flow, com previsão total de obra em 18 meses. Assim, a iniciativa representa um avanço crucial na infraestrutura viária da Serra Gaúcha.