Caxias do Sul

Trânsito mais seguro: ação de conscientização nas vias é realizada em Caxias do Sul

O Brasil é o terceiro país no mundo com o maior número de mortes no trânsito

(Foto: Luiza Fim / Grupo RSCOM)
(Foto: Luiza Fim / Grupo RSCOM)


Ao longo da tarde desta quinta-feira (01), uma blitz em prol do movimento Maio Amarelo, para conscientização no trânsito, foi realizada na Rua Sinimbu, em frente a Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul.

A ação, promovida pela Escola Pública de Trânsito, em conjunto com diversos CFC’s e o grupo de ciclistas Anjos da Bike, tem o objetivo de informar para reduzir o número de acidentes. Hoje, o Brasil é o terceiro país do mundo com o maior número de mortes no trânsito. Aproximadamente 1,35 milhões pessoas perdem a vida nas estradas por ano.

O tema do Maio Amarelo desde ano foi “No trânsito escolha a vida”. A ação é mundial, existe desde 2011 e tem como missão a busca por mais cuidado nas vias. “Hoje estamos na década de segurança no trânsito onde trabalhamos os pilares de gestão, conscientização e de fiscalizações. A relação humana é um dos pontos principais, a meta é reduzir, até 2030, em 50% o número de vítimas“, conta a especialista em trânsito, Maria Inês Rodrigues.

Agentes da Fiscalização de Trânsito também participaram da atividade, orientando o trânsito no local onde os motoristas eram abordados e recebiam informações e materiais educativos. Alguns dos pontos abordados foram a utilização do cinto de segurança, o perigo do uso do celular durante a direção, o consumo de álcool e a atenção essencial que é necessária com os pedestre e ciclistas.

“Nosso objetivo máximo é a redução de acidentes, temos que trabalhar em prol da vida. Muitas vezes estamos dirigindo e nos esquecemos que tem outras vidas dividindo esse espaço. Dirijam com atenção. Importante também lembrar da distância que deve ser guardada de segurança entre os condutores e as bicicletas. Se cada um fizer a sua parte, com certeza vamos ter um trânsito mais humano e mais seguro“, ressalta o fiscal Joelson Queiroz.

(Fotos: Luiza Fim / Grupo RSCOM)