Na manhã desta sexta-feira (26), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) informou a reportagem do Grupo RSCOM que equipes seguem realizando trabalhos de limpeza e desobstrução do km 10 ao km 25 da ERS-431. O trecho permanece bloqueado para a execução dos serviços.
De acordo com o DAER, esses trabalhos devem durar mais alguns dias, após os quais será realizada uma reavaliação dos serviços e das demandas. A autarquia estadual também afirmou que, assim que a balsa no Distrito de Santa Bárbara for restabelecida, o trânsito de veículos leves será liberado, embora com restrições de cargas. Atualmente, em São Valentim do Sul, existe um desvio próximo ao km 24 da ERS-431, por estrada municipal sem sinalização, que leva até a localidade.
A balsa
A nova balsa na localidade de Santa Bárbara está em fase final de montagem e ligará os municípios de Santa Tereza e Bento Gonçalves a São Valentim do Sul pelo Rio Taquari. Segundo a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), ainda faltam detalhes relacionados à parte elétrica e à pintura. A operação está prevista para iniciar até o final deste mês.
Antes de entrar em operação, a balsa passará por uma vistoria da Marinha do Brasil e da Selt, realizada pela Capitania Fluvial de Porto Alegre. Esse processo é essencial para avaliar a segurança operacional da travessia e inclui testes e avaliações no local, resultando na emissão de um laudo técnico. A data da vistoria ainda não foi agendada.