Cidades

Tráfico de drogas em Guaíba é alvo de operação da Polícia Civil

Operação Hill II orquestrou 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Guaíba, Porto Alegre e Barão do Triunfo. Seis pessoas foram presas preventivamente

Foto: Polícia Civil/divulgação
Foto: Polícia Civil/divulgação

A Operação Hill II foi deflagrada nesta terça-feira (23), em repressão ao tráfico de drogas em Guaíba, Região Metropolitana de Porto Alegre. A Polícia Civil, com apoio de policiais da 2ª Delegacia de Polícia da Região Metropolitana, da CORE e da Brigada Militar, cumpriu 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Guaíba, Porto Alegre e Barão do Triunfo. Seis pessoas foram presas preventivamente.

As investigações iniciaram em novembro de 2022, com a prisão em flagrante de uma mulher que fazia tele-entrega de drogas. Um mês depois, a mesma mulher foi novamente presa em flagrante por tráfico, ocasião em que foi possível o aprofundamento das investigações.

Durante a elaboração do inquérito policial, segundo a corporação, foi verificada a existência de uma associação destinada ao narcotráfico. Por meio do grupo, foi possível a identificação de vendedores diretos, gerentes e colaboradores, bem como o proprietário de um bar, suspeito de angariar consumidores e intermediar a aquisição da droga. O líder da organização criminosa também foi identificado. Ele havia saído do sistema prisional em agosto de 2022, em liberdade condicional.

Os seis presos na ofensiva policial são integrantes desta associação. Conforme a Polícia Civil, foram apreendidos, ainda, aparelhos telefônicos, anotações para o tráfico, substância entorpecente e dinheiro. Após as formalidades de praxe, os presos foram conduzidos ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

A operação contou com 37 policiais civis e 20 policiais militares, além de apoio aéreo da CORE. Para a Delegada Karoline Calegari, esta foi uma operação importante para reprimir o tráfico de drogas no município e diminuir índices de criminalidade.