Um traficante uruguaio de 79 anos foi preso, na noite desta sexta-feira (4), com 7 kg de pasta base de cocaína. A ação ocorreu na BR-290, em Rosário do Sul.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela prisão, o idoso foi parado pelo órgão e, durante a identificação documental, os policiais descobriram que o homem já tinha passagem policial no país vizinho por tráfico de drogas.
Neste momento, teve início vistoria dentro do carro. A droga, então, foi encontrada dentro da bateria do carro. O material havia sido modificado justamente para realizar o transporte da pasta base. Foi encontrada, ainda, uma bateria de motocicleta para fazer funcionar a parte elétrica do carro.
Questionado, o traficante uruguaio de 79 anos afirmou que havia sido contratado para levar pessoas do Uruguai para Santa Catarina e havia aproveitado a viagem para comprar peças para o carro.
A estimativa é de que o prejuízo ao crime organizado, com essa quantidade de droga apreendida, seja quase R$ 1 milhão. Já no Uruguai, possível destino final da pasta base de cocaína, não há valor estipulado. Entretanto, supõe-se que o prejuízo aos criminosos seja ainda mais elevado.
O homem foi preso e encaminhado para a polícia judiciária em Rosário do Sul. A droga e o carro foram apreendidos.