Traficante condenado a mais de 50 anos de prisão, Juraci Oliveira da Silva, conhecido como Jura, deixou a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) após a 1ª Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre conceder sua progressão ao regime semiaberto com tornozeleira eletrônica. Ele permaneceu detido por uma prisão preventiva relacionada a outro processo por tráfico de drogas e organização criminosa, revogada na segunda-feira (4), permitindo sua saída.
Sua liberação gerou alerta de segurança, pois é apontado como líder do tráfico na região do Campo da Tuca. A defesa de Jura celebrou a decisão, mas não tinha informações sobre seu novo local de residência até o momento da saída. Para manter o benefício, ele precisa cumprir restrições, como horários para circular nas ruas.
Esta não é a primeira vez que Jura obtém essa concessão. Em 2020, saiu da prisão, mas foi detido novamente após duas semanas por posse de arma. Ele também foi considerado em falta grave por fuga do regime semiaberto em 2009.
Jura, apontado como chefe do tráfico na zona leste de Porto Alegre, foi absolvido recentemente no processo envolvendo a morte do vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado em 2008. Há registros de seu envolvimento com a venda de drogas dentro da própria prisão e sua prisão inicial remonta a 2003, tendo sido detido inclusive no Paraguai em 2010.
Fonte: Porto Alegre 24 Horas