Uma investigação conduzida pela 1ª Divisão de Investigações do Narcotráfico (1ª DIN) do Departamento Estadual de Divisão do Narcotráfico (DENARC) iniciou a partir de informações dando conta que um homem vendia unidades de ecstasy a 50 reais e comandava as compras maiores vindas de outras cidades. Ele foi preso nesta segunda-feira (23) em Charqueadas. Na investigação, apurou-se que o indivíduo já havia sido preso em sua casa em anos anteriores e que integrava uma facção criminosa com berço no Vale dos Sinos.
Enquanto faziam as diligências no local, os policiais se depararam com uma entrega a um indivíduo e efetuaram a abordagem do traficante. Com o indivíduo foram apreendidas unidades de ecstasy e no interior de sua residência foram encontradas mais unidades, pó branco semelhante à cocaína e cafeína e dinheiro fracionado, possivelmente decorrente da venda de drogas.
A apreensão totalizou cerca de 170 unidades de ecstasy, 600g de pó semelhante à cocaína, 600g de pó semelhante à cafeína e cerca de R$ 400,00 (quatrocentos reais). O preso já possui antecedentes por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Segundo o Delegado Guilherme Dill, a venda de drogas sintéticas atinge um público elitizado de usuários e deve ser combatido pois é crime previsto em lei federal e hediondo, conforme determinação da Constituição Federal. A investigação continuará a partir do telefone celular apreendido do suspeito para identificar outros traficantes locais.
A ação integra a estratégia da Polícia Civil de intensificar as ações e investigações contra o tráfico de entorpecentes e as organizações criminosas.