Opinião

Trackday - Um dia de pista (Parte 1)

Trackday - Um dia de pista (Parte 1)

O Brasil é o país do futebol, mas para muitos ele também é do automobilismo. Uma geração inteira tinha nas manhãs de domingo um programa em comum: assistir a Fórmula 1. Michael Schumacher, Alain Prost, Nigel Mansell, Gerhard Berger e claro, Ayrton Senna. Os motores roncando acima das 10mil rpm, o cheiro de combustível no ar, os pneus, as disputas acirradas curva a curva e toda a magia que envolve uma competição automotiva foi só a faísca para que crianças como eu transformassem tampas de panelas em volantes dos bólidos imaginários. E quem diria que anos depois, já na fase adulta, poderíamos ter a chance de guiar em uma pista de competição e se sentir “Ayrton Senna” por um dia? Me chamo Ricardo Agliardi, sou consultor comercial e hoje falaremos sobre Trackday, uma prática que tem se tornado comum no Brasil e no mundo todo.

Trackday em tradução livre significa Dia de Pista. Um evento esportivo sem caráter competitivo, em que pessoas comuns pode acelerar seu carro em local apropriado com toda a segurança e infraestrutura possível. Embora não seja uma competição, as regras para os participantes seguem as mesmas diretrizes de eventos federados como a Stock Car, por exemplo, e caso o piloto descumpra alguma das regras ele pode ser punido e até banido das pistas, dependendo da gravidade da situação. Mas deixamos as regras de lado e falamos então sobre o que é necessário para acelerar com segurança.

Carro: sim, você pode participar com qualquer carro, desde um modelo popular 1.0 até mesmo os mais potentes super esportivos atuais, mas é fundamental que ele cumpra as exigências mínimas de segurança, como pneus em bom estado (remoldados são proibidos!) por exemplo. Faça uma revisão antes do evento, verificando itens como pastilhas, discos e fluídos de freio, óleo lubrificante e verifique possíveis vazamentos. Lembre-se que em um autódromo, o veículo é levado ao limite e você não vai querer voltar para casa em cima do guincho, não é?

Equipamentos de Segurança: capacete é item obrigatório, sem ele você é proibido de participar, então atenção! Outros itens geralmente não são obrigatórios, porém são recomendados com calça comprida (nada de bermudas) e calçados fechados.

Alimentação: procure se alimentar bem, pode parecer besteira mas dentro da pista seu corpo sofre bastante ação da forca G nas curvas e frenagens, o que pode causar um certo desconforto para os não iniciados.

Autódromos: atualmente o Rio Grande do Sul dispõe de quatro autódromos de grande expressão nacional onde os Trackdays são realizados frequentemente. São eles: Autódromo Internacional de Guaporé, Autódromo de Tarumã na cidade de Viamão, Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul e no complexo do Velopark na cidade de Nova Santa Rita.

Os eventos geralmente duram um dia inteiro, embora já tenham ocorrido edições de dois dias. Geralmente são organizados ou por empresar particulares ou por grupos de entusiasta, dessa forma quem estará lá com você é alguém com a mesma paixão que a sua, a cordialidade e a camaradagem é prática comum nos boxes. É comum também vermos uns ajudando aos outros, seja com uma ferramenta emprestada, seja com uma mão para substituição de algum componente. O que vale é o espírito esportivo.

Antes da abertura da pista é realizado o Briefing, uma espécie de orientação prévia realizada pela organização do evento aos pilotos com explicações sobre as regras, como se portar na pista, bandeiradas e etc.

As experiências dentro da pista e como foi o Trackday realizado em Guaporé no último dia 19/09 eu conto na próxima semana, até lá amigos!