Os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Amanda Gobbo e Nauberth Boeira da Silva, foram agraciados com a Medalha de 4º Lugar na 38ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) na categoria de História e Ciências Sociais. A premiação ocorreu no dia 27 de outubro de 2023, durante a feira realizada nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo – RS.
O trabalho vitorioso, intitulado “Terrorismo de Estado no Conesul: análise das ditaduras chilena e argentina através das Histórias em Quadrinhos”, foi desenvolvido pelos estudantes Nauberth, do 3º ano do Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio, e Amanda, do 2º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio. A orientação do projeto ficou a cargo da professora Letícia Schneider Ferreira.
“A Feira contou com a apresentação de trabalhos de diferentes áreas e estudantes de diversas regiões do Brasil e de outros países, consistindo em uma experiência de extrema relevância para os/as estudantes”, avalia a professora Letícia.
No total, foram 13 projetos do IFRS finalistas nesta edição da Mostratec, cinco deles de Bento Gonçalves. Além do trabalho premiado, o Campus foi representado pelos seguintes projetos de pesquisa:
“A influência da arte na saúde mental dos estudantes do IFRS-BG”, apresentado por Isadora Omine, orientada pela professora Andressa Argenta.
“A pandemia da Covid-19 e suas relações com o Quarto em Arles de Vincent Van Gogh”, apresentado por Sofya Laux, orientada pela professora Andressa Argenta.
“Vivemos em um Estado Laico? Compartilhando saberes acerca do ativismo político pentecostal no Brasil da Constituinte de 1986 ao Governo Lula de 2023”, apresentado por Bianca E.S. Lunkes e Luisa Masutti Ferro, orientadas pela professora Janine Trevisan.
“Gênero e Diversidade no ambiente escolar: experiências de respeito e empatia”, apresentado por Gabrielli P. Cecchin e Manuela B.T. Dorneles, orientadas pela professora Letícia Schneider Ferreira.
*Com informações de IFRS Campus Bento Gonçalves