Caxias do Sul

Trabalhadores reivindicam reajuste salarial à categoria metalúrgica em diversos pontos de Caxias do Sul

Sindicato dos Metalúrgicos leva proposta do judiciário para Assembleia Geral a partir das 10h desta sexta-feira (7); trânsito é impactado pelas mobilizações

Trabalhadores reivindicam reajuste salarial à categoria metalúrgica em diversos pontos de Caxias do Sul
Foto: divulgação

Trabalhadores estão concentrados, na manhã desta sexta-feira (7), em diversos pontos de Caxias do Sul reivindicado, entre outras pautas, o reajuste salarial à categoria metalúrgica. A mobilização integra a Campanha Salarial 2023, promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos. Há protestos em frente as empresas Fras-Le (ERS-122), Guerra (BR-116), Randon (Av. Abramo Randon) e Marcopolo Ana Rech (Av. Rio Branco).

Assembleia geral nesta sexta-feira

O Sindicato dos Metalúrgicos e o SIMECS participaram de uma audiência de mediação realizada na Justiça do Trabalho em Caxias do Sul na quarta-feira (5). A pauta com 93 itens e o pedido de reajuste de 10% foram aprovados em assembleia por unanimidade no dia 3 de junho. Após a entrega da pauta foram três rodas de negociação com o SIMECS e a proposta de 4,24% apresentada pela patronal.

Como não houve avanço o Sindicato dos Metalúrgicos buscou o Judiciário. A audiência aconteceu na Justiça do Trabalho em Caxias do Sul e foi mediada por um Juiz, Rafael da Silva Marques, e a Juíza Ana Julia Fazenda Nunes. No encontro o SIMECS ofereceu 4,74%. Para o presidente dos Metalúrgicos Assis Melo, a proposta feita pela patronal quer sufocar o trabalhador.

“É inexplicável a intransigência da Patronal. Não há razões para, até agora, negar por completo qualquer reajuste que signifique de fato um aumento, que signifique valor para o trabalhador, para que nossa mão de obra qualificada tenha motivação para continuar produzindo e autoestima para continuar desenvolvendo seu trabalho”, protestou Assis Melo.

O Juiz titular da 4ª Vara do Trabalho, Rafael da Silva Marques, propôs 8,5% de reajuste, mais 2% de auxílio-transporte, auxílio-creche para a criança e elevação do piso da categoria para R$ 2.300,00.

A Assembleia desta sexta-feira, 7 de julho, acontece às 10h da manhã em frente ao Sindicato, na Rua Bento Gonçalves 1513. A proposta da Justiça do Trabalho será colocada em votação e os trabalhadores e trabalhadoras irão decidir os próximos passos. Também será colocado em votação, conforme item 2 da Ordem do Dia do edital publicado na quinta-feira, a deliberação sobre “Estado de Greve”.

Caminhada

Por volta das 8h30, os trabalhadores caminham, pela BR-116, em direção ao Sindicato dos Metalúrgicos para a Assembleia Geral, que inicia às 10h. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha a mobilização e orienta os motoristas. Segundo a corporação, cerca de 200 pessoas participam do ato.

 

Trânsito

O fluxo de veículos é lento em pontos, principalmente, da BR-116 e ERS-122, nas imediações das empresas Fras-Le e Guerra, onde acontecem os protestos. Confira o vídeo abaixo.