TRABALHADORAS
Problema já foi enfrentado no ano passado (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

Trabalhadoras de uma empresa terceirizada realizaram uma manifestação em frente à prefeitura de Farroupilha na manhã desta segunda-feira (9). Cerca de 12 pessoas reclamavam de atraso nos salários, descontos na folha de pagamento e falta de apoio da Orbenk, empresa contratada pelo município.

Uma situação semelhante já havia sido enfrentada pelo mesmo grupo em outubro de 2025, quando as trabalhadoras se reuniram no mesmo local na tentativa de solucionar os problemas. Uma das participantes do movimento, identificada como Carine, relatou em entrevista à Rádio Viva 94,5 FM as dificuldades que os trabalhadores vêm enfrentando.

“No final do ano passado a gente teve o mesmo problema com a empresa Syltec, com atraso nos pagamentos e propostas que não eram boas para os funcionários, só para a empresa. Cobramos da prefeitura e um mês depois foi resolvido. Agora, de novo, a gente foi contratada pela terceirizada da prefeitura, pela Orbenk, e em janeiro teve atraso de pagamento, em fevereiro atraso de pagamento”, afirmou.

Além dos problemas relacionados ao pagamento dos salários, algumas trabalhadoras não receberam férias durante um período de recesso coletivo. Segundo elas, mesmo permanecendo à disposição da empresa em casa, conforme combinado, houve descontos considerados indevidos, contrariando o que havia sido prometido.

“O encarregado é extremamente grosseiro. A gente manda mensagem e ele responde um ou dois dias depois. Um monte de falhas e erros que são repassados para a prefeitura”, relatou Carine.

Ela garantiu que, caso o pagamento não seja realizado até o final do dia, uma nova manifestação será realizada nesta terça-feira (10), com a participação de mais pessoas.

Segundo o secretário de Gestão e Governo, Thiago Galvan, que conversou com as trabalhadoras na manhã desta segunda-feira, a empresa já está sendo notificada. A terceirizada garantiu que os pagamentos serão efetuados ainda hoje.