HOMENAGEM

Título de Cidadão de Bento Gonçalves concedido a Valério Caruso Cônsul-Geral da Itália no RS

Diplomata de carreira desde 2018, o Cônsul-Geral tem visitado Bento Gonçalves de forma constante e expressiva.

Título
Caruso agradeceu o reconhecimento e se disse emocionado. Fotos: Assessoria de Comunicação

O Título de Cidadão do Município é a honraria máxima concedida pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves e desta vez foi necessária inclusive a, mudança da legislação para permitir a homenagem com a concessão ao Cônsul-Geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, na noite de quinta-feira (23).

A homenagem, proposta pela Mesa Diretora e aprovada por todos os parlamentares, reconheceu a forte ligação que a autoridade mantém com o município — seja na diplomacia, na cultura ou na solidariedade.
Diplomata de carreira desde 2018, o Cônsul-Geral tem visitado Bento Gonçalves de forma constante e expressiva. Durante sua gestão, estreitou laços institucionais com o município, participando de eventos oficiais e apoiando iniciativas de valorização da herança italiana — especialmente em 2025, ano em que se celebram os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

O presidente da Casa, vereador Anderson Zanella (Progressistas), exaltou a atuação de Valerio Caruso à frente do Consulado no Estado e destacou o fato de ele ser o primeiro estrangeiro a receber o título.

“Nós não só estamos fazendo um reconhecimento mais do que merecido e justo, mas também estamos fazendo história, porque é o primeiro cidadão estrangeiro reconhecido como filho desta terra — cidadão bento-gonçalvense”, afirmou.


O presidente também mencionou dois marcos importantes para a cidade: os 150 anos da imigração italiana no Estado e a enchente de 2024.

“Estamos em um ano muito especial, o ano dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. E vivemos, neste país, neste Estado e neste município, em 2024, a maior catástrofe de nossa história. Foi pelas mãos, pelo trabalho, pela intensidade e pela dedicação do homenageado desta noite [Valerio Caruso] que vimos, de fato, a importância da solidariedade e de estarmos juntos — especialmente quando o Embaixador da Itália esteve em nosso município”, pontuou Zanella.


Durante o desastre climático de maio de 2024, o governo italiano, por meio do Consulado no RS, doou mais de 30 toneladas de mantimentos ao povo gaúcho.
Ao comentar o trabalho de Caruso, Zanella destacou a entrega e o comprometimento do diplomata.

O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB) também recordou as diversas visitas de Caruso ao município — tanto em momentos de celebração quanto de dificuldade.

“Se todos estão aqui, é para reconhecer as qualidades e virtudes desse cônsul que tanto tem feito pelo nosso Estado e por toda a imigração italiana. Essa aproximação que tivemos, não tínhamos antes. […] Meu caro Valerio Caruso, esta é uma demonstração da importância que você dá à nossa região. E esta homenagem é o nosso agradecimento por tudo o que tem feito por nós”, declarou.

Me toca profundamente

Em pronunciamento emocionado, o homenageado Valerio Caruso, agradeceu pelo carinho e reconhecimento.

“Hoje é um dia que nunca vou esquecer, porque recebo o Título de Cidadão Honorário de Bento Gonçalves. Vai muito além de uma honra institucional, é algo que toca profundamente o meu coração. Este reconhecimento não é apenas um título, é o abraço de uma comunidade que aprendi a amar”

acrescentou, destacando que a homenagem simboliza um vínculo construído no dia a dia, no respeito mútuo e na confiança recíproca.

Segundo Caruso, em Bento Gonçalves ele descobriu um povo de dignidade extraordinária e de uma italianidade que não está apenas nos sobrenomes, mas que pulsa viva e autêntica.

“Descobri que Bento Gonçalves não é apenas a Capital do Vinho. É a capital de um jeito de ser italiano que honra nossas raízes e, ao mesmo tempo, constrói algo único, genuinamente ítalo-brasileiro.”

Ao relembrar o período das enchentes de 2024, o cônsul destacou a força de reconstrução do povo gaúcho e sua “força silenciosa, marca dos grandes povos”.

“Isso não é apenas resiliência, é grandeza de espírito — uma italianidade profunda que não se dobra diante das adversidades. […] Tentei trabalhar incansavelmente para que o governo italiano estivesse ao lado do povo gaúcho, levando recursos, ajuda humanitária e solidariedade real, não apenas palavras de conforto, mas ações efetivas. Porque era isso que vocês precisavam.”

Caruso também elogiou a qualidade dos vinhos produzidos na cidade, que têm conquistado reconhecimento mundial.

Nos momentos bons, mas também na necessidade

Sobre a atuação do Consulado, o cônsul agradeceu à equipe que o acompanha e afirmou que a comunidade merece um Consulado que a escute, compreenda e que esteja ao lado dela. Destacou também o corpo funcional do Consulado:

Vocês — não apenas nos momentos de celebração, mas, sobretudo, nos momentos de dificuldade precisam ser ouvidos. E nada disso seria possível sem pessoas extraordinárias que caminharam ao meu lado. Este título que recebo hoje, eu o dedico a essas pessoas — aquelas que transformaram minha missão institucional em uma história de amizade, confiança e construção conjunta.”

Ele ainda finalizou agradecendo vereadores e vereadoras dizendo terem o privilégio de trabalhar por uma cidade maravilhosa.

A Sessão Solene contou com a presença de vereadores, prefeitos de Garibaldi, Santa Tereza e Monte Belo do Sul, além de autoridades, empresários, membros da Rede Consular, representantes de entidades de preservação da cultura italiana e estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.