Esportes

Thiago Carpini destaca força defensiva do Juventude para abertura do returno da Série B

Suspenso, capitão Nenê será desfalque para o jogo contra o Botafogo de Ribeirão Preto

Thiago Carpini fará mudanças na equipe titular
Thiago Carpini fará mudanças na equipe titular (Foto: Gabriel Tadiotto/EC Juventude/Divulgação)

Muito mudou no Juventude desde a derrota por 2 a 1 para o Botafogo de Ribeirão Preto na abertura da Série B em 15 de abril. Troca de comando, saída de Pintado e chegada de Thiago Carpini, postura dentro de campo e repertório de jogadas. Agora, neste sábado (29), o Verdão visita a equipe paulista para manter a sequência invicta na competição e encurtar a distância para o G4.

O confronto válido da 20ª rodada em Ribeirão Preto será um duelo direto na briga para encostar no grupo dos quatro primeiros. As duas equipes estão com 30 pontos, com o Ju ocupando a oitava posição pelos critérios de desempate, tem saldo de gols positivo em três contra negativo de seis dos paulistas. Vale lembrar que o Botafogo tem um jogo a menos que o Verdão.

Carpini precisará fazer mudanças no time titular. O capitão Nenê está fora do confronto pelo terceiro cartão amarelo. Sexto maior artilheiro em atuação no futebol brasileiro, o camisa 77 é o goleador do Ju na Série B ao lado de Rodrigo Rodrigues com seis gols. Mas, para o comandante, a ausência do experiente meia não será uma novidade, afinal, já estava trabalhando essa situação nos treinamentos.

“Claro que ter um cara como o Nenê dentro do elenco é fundamental, o que ele entrega para nós como pilar técnico dentro de campo, mas não é uma dependência, mesmo porque a gente precisa ter outras soluções. Então, a gente nunca deixou de trabalhar outras situações quando não tivéssemos o Nenê”.

A expectativa é de que Matheus Vargas entre no lugar de Nenê. O volante Jean Irmer, que foi uma surpresa no time titular na vitória contra o Ceará no último domingo deve ficar em campo. Segundo Carpini, a manutenção do camisa 5 é para que o time fique menos exposto fora de casa. Mandaca e David estão de volta, mas não devem ser titulares. “Talvez iniciar com esses jogadores seria arriscado demais”.

O Juventude acumula uma sequência de seis jogos invictos. Nesse período, o setor defensivo se tornou um destaque, com apenas três gols sofridos. Para Thiago Carpini, não é uma surpresa.

“Essa questão da parte defensiva se deve muito a nossa entrega lá na frente, o que corre o Rodrigo, o Nenê, o David o Ruan, como eles pressionam e fecham as linhas de passe, e eu acredito muito nesse futebol, de todo mundo atacar, defender e participar dos comportamentos do jogo”.

Um provável Juventude contra o Botafogo de Ribeirão Preto deve ter Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Zé Marcos, Alan Ruschel; Jean Irmer, Jadson, Vini Paulista e Matheus Vargas; Victor Andrade e Rodrigo Rodrigues.