Mundo

Terremoto no Irã mata mais de 300 pessoas neste domingo

Terremoto no Irã mata mais de 300 pessoas neste domingo
Destroços de prédio mostra força do terremoto na cidade de Sarpol-e-Zahab, no Irã (Foto: Ouria Pakizeh/ISNA/AP)

Mais de 330 pessoas morreram no Irã vítimas de um terremoto de magnitude 7,3 na Escala Richter, ocorrido na fronteira do país com o Iraque na tarde deste domingo, dia 12. De acordo com as autoridades iranianas, o número de mortos passa das 1,7 mil pessoas, e a estatística deve aumentar. No Iraque, o terremoto provocou a morte de sete pessoas, de acordo com o novo balanço oficial.

O terremoto que sacudiu uma zona montanhosa na fronteira com o Iraque, e o epicentro do tremor foi registrado a 22,4 km de Derbendîxan, no Iraque, mas atingiu fortemente a província iraniana de Kermanshah, onde fica a cidade de Ghasr Shirin, que registrou a maior parte das vítimas.

Em algumas áreas dos dois países foram registrados cortes de energia elétrica. O tremor também foi sentido no sudeste da Turquia, perto da fronteira com Irã e Iraque. Na cidade de Diyarbakir, os habitantes saíram de suas casas durante o terremoto, mas retornaram pouco depois.

O Centro Sismológico da Universidade de Teerã, por sua vez, indicou que o terremoto no Irã foi de magnitude 4,5 e seu epicentro foi situado a uma profundidade de oito quilômetros na província de Kermanshah.

O Irã tem grande atividade sísmica e sofre terremotos com frequência. Os mais graves registrados até hoje ocorreram em dezembro de 2003 e em junho de 1990, e mais de 30 mil pessoas morreram em cada um deles.