
Ao menos 950 pessoas morreram e cerca de 600 ficaram feridas após um terremoto de magnitude 5,9 atingir o sudeste do Afeganistão nesta quarta-feira (22), segundo autoridades afegãs. Acredita-se que o número de mortos já é maior do que o divulgado neste que é o pior terremoto já enfrentado pelo país desde 2002.
“O número de mortos deve aumentar, já que algumas vilas estão em áreas remotas nas montanhas e leva-se algum tempo para coletar detalhes”, disse há pouco Salahuddin Ayubi, ministro do interior do governo afegão.
O terremoto de magnitude 6,1 ocorreu a uma profundidade de 10 km, por volta das 01h30 de quarta-feira perto da fronteira com o Paquistão, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Um segundo terremoto de magnitude 4,5 sacudiu uma outra região próxima ao mesmo tempo, segundo o USGS. De acordo com Yaqub Manzor, um oficial tribal de Paktika, muitos dos feridos vieram do distrito de Giyan e foram transportados por ambulâncias e helicópteros. “Os mercados locais estão fechados e as pessoas correram (para ajudar) para as áreas afetadas”, disse ele à AFP por telefone.
Fonte: Correio do Povo