Na próxima segunda-feira (27), a prefeitura de Farroupilha e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) assinarão um Protocolo de Intenções para a implementação física e operacionalização do Escritório de Inovação do Parque Tecnológico Zenit/UFRGS no município.
O ato ocorrerá às 10h30min, em frente ao terreno destinado pela Prefeitura ao projeto, no bairro Cinquentenário. O foi anuncio foi comemorado pelo prefeito Claiton Gonçalves.
“A serra se mobiliza há décadas para a implantação de uma Universidade Federal e mais recentemente para um campus da UFRGS na região. Em 2017, assinamos um protocolo de cooperação para a conjugação de esforços e agora, dois anos depois, comemoramos essa grande conquista”, destacou.
O Parque Zenit é um expoente dos conhecimentos gerados na UFRGS, uma das instituições de ensino superior mais conceituadas do Brasil. O Escritório de Inovação centralizará e coordenará ações de fomento à educação empreendedora e criação de novos negócios inovadores.
Na primeira etapa será desenvolvido o portfólio de serviços, que poderá ser operacionalizado tão logo o projeto seja aprovado. Para tanto, as ações de educação empreendedora, gestão da inovação e inovação aberta, através da conexão de empresas com laboratórios tecnológicos, serão realizadas em regime de projeto-piloto, com o propósito de sensibilizar e validar estas ações junto à população.
Já a segunda etapa se refere à implantação da infraestrutura física do Escritório de Inovação. Nesta fase serão realizados levantamentos e estudos preliminares, movimentações de terra, infraestrutura básica e construção de três edificações no terreno cedido pelo município. A UFRGS, por sua vez, negociará o terreno que possui em Farroupilha em troca da construção das edificações. Projeta-se que o prazo da obra, desde o planejamento até sua execução, totalize 30 meses.