Caxias do Sul - A Prefeitura de Caxias do Sul e o Ministério da Saúde assinam o termo de compromisso para a construção da primeira policlínica da cidade nesta sexta-feira (3). O ato ocorre às 15h, no Salão Nobre do Centro Administrativo. O ato contará com a presença do superintendente regional adjunto do Ministério da Saúde, João Luiz Trindade Dornelles, e representantes da Caixa Econômica Federal.
Esta é a primeira etapa para a construção da policlínica na zona sul da cidade com o repasse de R$ 16,9 milhões via PAC Seleções – Saúde 2025, do Governo Federal. Após a assinatura do termo, os próximos passos é encaminhar o projeto básico e documentos à Caixa, que opera os repasses de recursos públicos, e depois fazer a licitação para a execução da obra.
A policlínica é um serviço de Atenção Especializada à Saúde e que vai complementar o cuidado prestado na Atenção Primária em Saúde. Ela funciona como uma intermediária entre a UPA e o hospital, com oferta de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos. O encaminhamento para os pacientes da policlínica vai se dar via regulação e tendo como porta de entrada sempre a Unidade Básica de Saúde (UBS). O projeto vai ampliar o acesso da população a serviços especializados para garantir mais efetividade e celeridade nos atendimentos.
A nova unidade segue o modelo de projeto do Ministério da Saúde e vai ofertar acesso a especialistas, exames e diagnósticos, com acesso regulado pelo Município. A proposta do Ministério tem como principais linhas de cuidado: Atenção integral à Saúde da Mulher; Atenção Integral à Saúde do Homem; Atenção Integral à Saúde da Criança; Atenção Integral às Condições Crônicas não transmissíveis (linhas de cuidado do AVC – acidente vascular cerebral, do infarto agudo do miocárdio – IAM e da insuficiência cardíaca no adulto, do diabetes mellitus, da doença renal crônica, da dor torácica, das doenças metabólicas e obesidade); Atenção Integral às vítimas de violência (mulher, criança, idoso e LGBT); Atenção Integral à Saúde Mental; Cuidados Ortopédicos; Cuidados em Otorrinolaringologia; e Reabilitação.