Opinião

Tenha equilíbrio na sua vida

Tenha equilíbrio na sua vida

Equilíbrio na vida pode ser interpretado de diferentes e individuais formas. Temos propriedade em falar sobre mantermos uma vida equilibrada, que este é o tal do segredo do sucesso, o equilíbrio. Mas será mesmo que sabemos como atingir isso ou que, colocamos isso em prática?

Evidentemente muita gente começou a ler esta coluna acreditando que eu falaria em manter uma rotina de exercícios e uma alimentação saudável sem esquecer de aproveitar a vida e não se cobrar tanto em questão de hábitos, mas talvez aí que esteja o possível erro de não atingir o equilíbrio na vida, eim?!

Quando falamos em questões da nossa vida, nossa saúde e nossos costumes, precisamos ter a ideia de algo muitíssimo amplo que envolva quase tudo da nossa rotina, nossa saúde, nossos hábitos, nossos relacionamentos, nosso trabalho, tempo de lazer, sentimentos, nossos objetivos, enfim, o físico, o mental, emocional, espiritual e social!

Ufa! Agora ficou mais fácil de compreender porque não é tão fácil assim atingir uma vida equilibrada, não é?

Como em todas minhas conversas por aqui, o assunto principal vai ser um dos quais eu tenho propriedade: equilíbrio com o nosso corpo, treino e alimentação. Uma das primeiras escritas que eu produzi foi sobre a importância de fazermos o que gostamos e não abandonarmos nossas preferências, ou seja, treinamos e nos alimentamos bem para cuidarmos do nosso corpo, mas não devemos nos privar tanto de momentos de lazer, como uma refeição “livre” com amigos ou uma semana de férias e com menos exercícios na rotina. Não se cobre manter uma rotina rígida de treinos e dieta, isso acaba sendo uma experiência negativa, fazendo com que muitos desistam de manter esses hábitos.

Além disso, você não tem obrigação de praticar exercícios diariamente e nunca comer algo que deseja, se você não tiver tempo para treinar todos os dias, você pode começar se organizando e reservado três vezes na semana para se exercitar, e claro, escolher uma atividade da qual você goste e possa se dedicar. Lembre-se que não é necessário frequentar sempre uma academia, pode-se experimentar o ciclismo, a corrida, lutas, danças e esportes coletivos.

Agora, vamos lá, para tentar atingir o mais próximo do equilíbrio na vida: cuide de mente, que é tão essencial quanto cuidar do corpo, ou, as vezes, mais importante ainda, afinal, se as coisas não vão bem dentro de nós, nada estará bem fora, precisamos manter o psicológico e bom estado e, com essa rotina agitada dos tempos atuais, muitos quadros de ansiedade e depressão estão presentes, doenças que podem ser curadas quando estamos dispostos a isso, buscando a psicoterapia.

Separar momentos do dia para relaxar, fazer pausas programadas e durante a semana reservar um tempo para passar com a família, amigos e pessoas queridas, é muito importante! O ser humano tem a necessidade natural de interagir com outras pessoas. Aí entra a opção de cultivar bons relacionamentos.

Sobre ter uma boa noite de sono e uma alimentação equilibrada com teor nutritivo, quase nem precisamos conversar… o sono é fundamental para garantir a saúde física e mental e é durante o repouso que nossas funções fisiológicas são reorganizadas e o nosso corpo pode se recuperar da tensão do dia, sem contar que a falta de um sono de qualidade causa problemas para a nossa saúde, bem como aumento do apetite, falta de motivação, fraqueza, entre outros.

Quanto aos benefícios de mantermos nossa vida leve e equilibrada, destacamos o autoconhecimento, a autoconfiança, autocuidado, aumento da autoestima, clareza e mais facilidade para resolução dos problemas do dia a dia. Com tudo isso, podemos concluir que tudo está muito relacionado, a insatisfação profissional pode acarretar em problemas familiares, uma dor física pode ser reflexo de algo emocional, problemas sociais podem ser resultados da falta de saúde mental e assim por diante, nesse caso, vamos nos esforçar para darmos o melhor de nós mesmos sem cobranças ou desequilíbrios, sempre com calma e satisfação em tudo que fazemos.