Caxias do Sul

Tenente-coronel Glauco assume o comando da Brigada Militar na Serra Gaúcha

(Foto: Jackson Cardoso/Divulgação)
(Foto: Jackson Cardoso/Divulgação)

Desde a ida à reserva do coronel Ricardo Fraga Cardoso, quem assumiu a titularidade do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) da Serra Gaúcha, foi o tenente-coronel Glauco Alexandre Braga, antes, subcomandante. Há 25 anos na Serra Gaúcha, o comandante fala sobre seus principais objetivos e expectativas.

Confira a entrevista

Qual a expectativa ao assumir o comando da Brigada Militar nos 66 municípios da Serra Gaúcha?

Expectativa é grande, visto que sirvo na região há 25 anos e obviamente é um anseio de todo oficial um dia alcançar o comando da região que serve. Principal objetivo é alcançar uma segurança pública de qualidade a comunidade a qual servimos.

Principal desafio

Nosso principal desafio é, sem dúvida, manter o bom trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelo coronel Cardoso e continuar com a diminuição do índice de criminalidade na região. Fica esse desafio de aperfeiçoar esse trabalho que vinha sendo desenvolvido.

Como resolver o deficit de efetivo, motivar os policiais e buscar novos recursos?

O Estado tem feito um investimento forte nos materiais, novas viaturas, armamentos, proteção como coletes, e tem atendido nossa demanda neste setor. Nos próximos dias estarão se formando 2 mil novos soldados e alguns deles serão destinados à Serra para amenizar esse deficit de pessoal. A motivação, tentamos incentivar sempre a proximidade dos comandos coma tropa da linha de frente e temos obtido um ótimo resultado. Um trabalho facilitado pela qualidade da tropa que dispomos na Serra.

A busca de novos soldados

Essa busca é permanente junto ao comando da corporação, que está bastante consciente desta situação e tem trabalhado diuturnamente para amenizar esse deficit. Não é uma tarefa fácil, mas estamos próximos ao comando, que tem nos apoiado dentro do possível. Seremos brindados com novos servidores para atender a comunidade da Serra Gaúcha.

_____

Entre os desafios a enfrentar de imediato, está atingir a meta apresentada pela Secretaria de Segurança Pública em dois tipos de crimes que registraram alta neste primeiro semestre de 2019: furtos de veículos e roubos a residência. Os crimes contra a vida, de janeiro a junho deste ano, diminuíram nas principais cidades serranas em relação com o mesmo período do ano passado.