Bento Gonçalves

Ten. Cel. Barcellos fala sobre primeiro mês frente ao 3ºBPAT em Bento Gonçalves e região

Imagem: 3ºBPAT
Imagem: 3ºBPAT

No último mês de fevereiro o 3º Batalhão de Áreas Turísticas teve uma troca em seu comando. O Tenente-Coronel Luís Fernando Becker foi para Farroupilha assumir o 36ºBPM e o também Tenente-Coronel Arthur Barcellos passou a responder pelo 3ºBPAT em Bento Gonçalves e outros 24 municípios.

Um mês após a chegada do novo comandante, a equipe de reportagem foi até a sede da Brigada Militar em Bento Gonçalves para saber como foram os 30 primeiros dias de Barcellos. Conforme ele, as ações de polícia ostensiva, bem como a presença nas ruas e interação com a sociedade são fundamentais para manutenção e redução dos índices que já encontravam-se em declínio durante o comando de Becker.

As ações de polícia ostensiva estão surtindo efeito desejado junto à comunidade. Nós chegamos aqui e já alguns índices de criminalidade estavam baixando, em especial os crimes dolosos violentos, dolosos contra a vida. Hoje estamos realizando uma série de ações objetivando a visibilidade e a repressão qualificada“.

O Tenente-Coronel também destacou o que deve continuar sendo feito pela Brigada Militar “é atuar preventivamente, aproximando-se das comunidades, de locais de maior concentração de pessoas e veículos, de movimentação, através da visibilidade. Mostrando a presença da Brigada Militar como um recurso a ser acionado rapidamente em caso de necessidade. Ao mesmo tempo com o trabalho de inteligência e repressão qualificada através das nossas equipes estamos conseguindo, sim, lograr êxito em apreensões e prisões, e, conseguindo manter o índice adequado a um nível adequado de criminalidade aqui na cidade e na região“.

Homicídios em 2022 estão baixos em comparação às cidades vizinhas

Neste ano de 2022 Bento Gonçalves tem apresentado índices abaixo daqueles vistos em 2021 em relação ao crime de homicídio. Apenas em janeiro do último ano, houve quase o dobro de casos registrados até o final de março de 2022. Foram sete em 2021 e quatro até o dia 28 de março de 2022.

Estes são números menores do que em cidades próximas como Farroupilha e Caxias. Enquanto a Capital da Uva e do Vinho tem quatro casos, como citado, suas vizinhas já contam com 14 e 17, respectivamente. Garibaldi, que tem uma população estimada de 35 mil pessoas, apresenta um caso a menos que Bento, cuja população é 3,5 vezes maior (123 mil).

Confira abaixo a entrevista com o Tenente-Coronel Barcellos.