Segurança

Temporal: quatro cidades decretam situação de emergência em SC

A informação mais recente é de que 15 pessoas estão nessa condição em São Francisco do Sul

Temporal: quatro cidades decretam situação de emergência em SC
Foto: Canal SC


Pelo menos quatro municípios da região Norte de Santa Catarina decretaram situação de emergência por causa do temporal nesta quarta-feira (10). São eles Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Itapoá e Araquari.

Conforme Edival Pereira, coordenador da Defesa Civil na região, o município de Joinville ainda está fazendo o levantamento de danos para decidir ou não pelo decreto.

Em Itapoá, as escolas suspenderam as aulas e a equipe da Defesa Civil, juntamente com o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), está mapeando os impactos.

Até o momento houve várias registros de quedas de árvores, destelhamentos de casas e estabelecimentos comerciais, além de alagamentos em diversas ruas. Equipes das secretarias de Segurança Pública e de Turismo trabalham em apoio à Defesa Civil.

A prefeitura de Itapoá, informa que em situações de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone (47) 99764-4965 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Desabrigados por conta do temporal

Em relação ao número de desabrigados, a informação mais recente é de que 15 pessoas estão nessa condição em São Francisco do Sul. Em Balneário Barra do Sul também há desabrigados, mas ainda não se sabe quantos, disse Edival. Essas informações deverão ser atualizadas até o início da noite.

Em Joinville há registros de alagamentos em diferentes pontos da cidade. Conforme a Defesa Civil do município, foram registradas ocorrências durante a noite de terça-feira (9) e a madrugada desta quarta-feira (10) em razão do acumulado de chuva.

Até o momento, nenhuma pessoa ficou ferida. Ruas na região central da cidade ficaram alagadas por volta das 23h de terça-feira. Os moradores de uma casa na rua Patrício, Vila Cubatão, acionaram a Defesa Civil porque a água invadiu o imóvel por não haver drenagem no terreno.

No bairro Boa Vista, houve um pequeno deslizamento de terra em um terreno na rua Paquetá. Parte do teto de gesso e do reboco do prédio onde está localizado o SAMU cedeu durante a chuva. O incidente ocorreu devido a uma infiltração na junção com outro prédio. A Defesa Civil de Joinville vai realizar uma vistoria técnica no local.

Previsão de mais chuva
A previsão de chuva volumosa permanece para esta quarta-feira. Por este motivo, a recomendação é que os moradores fiquem atentos, principalmente aos sinais de deslizamento que podem ser percebidos com a movimentação de árvores ou postes próximos a residências. Não está descartada a possibilidade de pontos de alagamento e vendavais.

Segundo a Defesa Civil estadual, em 24 horas, Joinville registrou acumulado de chuva de 113,8 milímetros, sendo que 89,8 milímetros apenas nas últimas 12h.

Situações de emergência devem ser comunicadas para a Defesa Civil pelo número 199, ou aos Bombeiros Voluntários, no 193.

Joinville

São Francisco do Sul

Balneário Piçarras

Balneário Barra do Sul

Balneário Barra do Sul

Fonte: Canal SC

Leia também: Ciclone destrói estrutura de festa no mar em Balneário Camboriú

O ciclone que atingiu Balneário Camboriú nesta quarta-feira (10), arrastou para o mar e partiu em pedaços uma balada flutuante que estava ancorada próxima à foz do Rio Camboriú. (Matéria completa no link acima).