Cidades

Temporal obriga famílias a deixarem suas casas e provoca transtornos no Vale do Caí

Em São Sebastião do Caí, o nível do rio passou a cota de inundação que é de 10,50m. As águas sobem cerca de 20cm por hora na cidade e em média 10cm no trecho em Montenegro

Temporal obriga famílias a deixarem suas casas e provoca transtornos no Vale do Caí
Famílias ribeirinhas próximas de rios e arroios já iniciaram o movimento de levantar os móveis e abrigos estão sendo montados pelas Prefeituras. Foto: Madalí Schütz/ Prefeitura de São Sebastião do Caí


O cenário de instabilidade e o volume de chuva excessivo têm preocupado as autoridades e os moradores de diversas cidades gaúchas. Na cidade de São Sebastião do Caí, o nível do Rio Caí passou a cota de inundação que é de 10,50m. As águas sobem cerca de 20cm por hora. Ao menos 44 famílias (105 adultos e 22 crianças) já saíram de casa e estão alojadas no ginásio do bairro Rio Branco. O ginásio do bairro Conceição também está sendo preparado para receber mais moradores. As aulas da rede municipal foram suspensas nesta terça-feira devido o difícil acesso às instituições de ensino e deslocamento de professores e estudantes.

No trecho da cidade de Montenegro, de acordo com dados da Defesa Civil, a previsão é que nesta tarde a água invada as ruas das áreas mais baixa da cidade, como Vila industrial, bairros Olaria e Ferroviária. Um carro de som está circulando na cidade avisando para as pessoas levantarem os móveis e sugerindo que as famílias deixem suas casas. A cidade de Montenegro registrou 111 mm de chuva nas últimas 24 horas. A Prefeitura trabalha com uma previsão de enchente de médio a grande porte.

Segundo painel de medições do Rio Caí em Montenegro, por volta das 13h30, o nível estava em 6,70cm, com aumento de 10cm por hora.

Com informações do Correio do Povo

Leia também: Rio Taquari pode chegar a 25 metros e Prefeitura de Lajeado remove famílias