Fortes temporais atingiram entre e a tarde e o começo da noite desta sexta-feira (22) diversas regiões do Rio Grande do Sul com chuva localmente forte a extrema, vendavais e ainda queda de granizo de variado tamanho. Há registros de estragos em diversos municípios.
Um dos municípios mais atingidos pelos temporais das últimas horas foi São Francisco de Assis, no Centro do estado. A cidade foi assolada por uma tempestade severa de vento e granizo grande com diversos danos na área urbana.
O telhado do depósito de um supermercado foi arrancado com a força do vento e a chuva atingiu as mercadorias. A cobertura de um posto de combustíveis cedeu com a força do temporal. A prefeitura ainda não divulgou balanço dos estragos.
O temporal no Centro gaúcho também castigou Santa Maria com queda de árvores em diversos pontos da cidade universitária, como nas imediações da rodoviária. Conforme a Defesa Civil de Santa Maria, o vendaval destelhou várias casas. O temporal gerou ainda falta de luz em diferentes pontos do município.
VÍDEO: temporal derruba árvore e enfeites de Natal na Avenida Rio Branco em Santa Mariahttps://diariosm.com.br/noticias/geral/video_temporal_derruba_arvore_e_enfeites_de_natal_na_avenida_rio_branco_em_santa_maria.565302
— Diário de Santa Maria (@diariosm) December 22, 2023
Outra cidade atingida por forte temporal foi São Sepé. O vendaval provocou a queda de árvores em diferentes pontos da cidade, destelhamento de residência e o desabamento da cobertura de um posto de combustíveis, sem deixar feridos.
Também no Centro gaúcho, episódio localizado de chuva extraordinária foi registrado na cidade de Cachoeira do Sul por volta das 18h30. O jornal local O Correio descreveu a chuva como “descomunal”. Houve medições de populares de até 150 mm em meia hora. Estações meteorológicas no município registraram entre 5 mm e 30 mm, ou seja, foi um evento de chuva extrema isolado, típico de verão.
Na Rua Sete de Setembro, carros ficaram totalmente debaixo d’água. Alguns veículos chegaram a ser arrastados pela correnteza. A água da enxurrada invadiu várias lojas no Centro da cidade. Houve ainda desabamento de estruturas e queda de muros. No interior, conforme o jornal O Correio, houve queda de granizo. Casas, galpões e plantações teriam sofrido danos e prejuízos.
⚡️ AGORA | Mapa de raios no Rio Grande do Sul às 19h desta sexta. Há muitas descargas do Centro para o Norte gaúcho. Acompanhe os raios em https://metsul.com/raios/. pic.twitter.com/JH3RZZOSxE
— MetSul Meteorologia (@metsul) December 22, 2023
Centro de Cachoeira do Sul pic.twitter.com/U4SNjIFkRi
— JocaMart (@mart_joca) December 22, 2023
Centro de Cachoeira do Sul às 18:40. Pluviômetro residencial apontando 150 mm em menos de 30 minutos @metsul pic.twitter.com/XePezMG0RY
— Júlio Falcão?????? (@juliotfalcao) December 22, 2023
Fonte: MetSul Meteorologia