O temporal com granizo em Bento Gonçalves deixou ao menos 48 residências danificadas, desde a noite da quarta-feira (23). De acordo com a prefeitura, as localidades mais atingidas foram Faria Lemos, São Valentin e São Roque, mas diversos outros pontos da cidade sofreram com o mau tempo.
Em Faria Lemos, principal foco de estragos, os maiores danos ocorreram na comunidade da Linha Alcântara. Por lá, algumas casas chegaram a registrar mais de 50 furos no telhado, precisando de auxílio na colocação de lonas.
Da mesma forma, o município contabiliza possíveis prejuízos causados nos parreirais e na agricultura. “Estivemos atendendo as famílias ainda na noite de ontem após a chuva e o cenário encontrado era surpreendente, os próprios moradores relatavam que há 40, 50 anos não tinham visto esse tipo de temporal. Auxiliamos com a colocação de lona e o suporte necessário”, destaca o subprefeito de Faria Lemos, Luis Carlos De Mari.
Além da prefeitura, a Defesa Civil Estadual esteve nesta manhã visitando os pontos mais atingidos. Ambas as equipes permanecerão em alerta para o caso de retorno do temporal.
Após o temporal com granizo em Bento Gonçalves, previsão é de mais chuva
O estado de alerta se dá em virtude da previsão de retorno da chuva nas próximas horas. Segundo o site Climatempo, são esperados pelo menos 50 mm de precipitação durante a quinta-feira (24), além de rajadas de vento que podem superar os 11 km/H.
Para a sexta-feira (25), ainda segundo o site, há possibilidade de garoa pela parte da manhã, mas sem intensificação do quadro no restante do dia. Nova previsão de chuva mais forte é feita para a sexta-feira seguinte, 2 de setembro, quando estão previstos 22 mm de precipitação na cidade.