As fortes chuvas do último sábado (28) trouxeram estragos severos para a cidade de Harmonia, no Vale do Caí. A tempestade castigou, principalmente, a área urbana do município. Conforme a MetSul, as primeiras informações dão conta que o vendaval causou diversos destelhamentos na cidade de cerca de mil habitantes, além de quedas de árvores nas ruas centrais.
O vendaval destrutivo provocou ainda colapso de algumas estruturas e desabamento parcial de construções, um indicativo de que as rajadas de vento foram extremamente fortes e facilmente superiores aos 100 km/h.
O prefeito da cidadem Ernani Forneck e o vice-prefeito Leozildo Rodrigues Lira circularam pela cidade para auxiliar moradores. “Estamos muito tristes pelo que vimos. O cenário é terrível. O vento forte e a chuva deixaram estragos incalculáveis na comunidade”, destacaram ao portal Primeira Hora. “Nos colocamos à disposição para auxiliar no que for necessário e estamos concentrando nossos primeiros trabalhos na distribuição de lonas, com o apoio dos Bombeiros”, acrescentam.
O que levou ao temporal em Harmonia?
De acordo com a MetSul, a tempestade severa que se abateu sobre o município de Harmonia foi localizada numa tarde em que a temperatura foi extremamente alta na região antes da chegada da chuva. Estações meteorológicas particulares de cidades próximas indicaram máximas de 39,8ºC em Montenegro, 38,7ºC em Teutônia, 38,3ºC em Lajeado, 38,2ºC em Feliz e 38,1ºC em Colinas.