Brasil

Tempestade causa estragos no interior de Santa Catarina

A ferocidade das rajadas de vento derrubou árvores e destelharam casas em São João do Itaperiú; não há informações de feridos

(Foto: Defesa Civil de Santa Catarina, divulgação)
(Foto: Defesa Civil de Santa Catarina, divulgação)

Uma tempestade severa com violentas rajadas de vento atingiu por volta das 16h deste domingo (26) o município catarinense de São João do Itaperiú, na região do Vale do Itajaí. O vento destrutivo causou muitos danos na pequena localidade catarinense com população perto de 4 mil habitantes. O temporal causou danos ainda no município de Massaranduba.

Em São João do Itaperiú, a ferocidade das rajadas de vento derrubou árvores e destelharam casas. Houve ainda danos em estabelecimentos rurais, como em silos, e na cobertura de prédios e empresas. Os danos foram graves para a Igreja Matriz da cidade que teve o seu telhado levantado pelo vento. Parte da cobertura de um posto de combustível veio abaixo com o vento muito intenso.

A estrada SC-415, que dá acesso à cidade, foi afetada por queda de árvores em diversos pontos em um trecho. Além disso, várias casas e estabelecimentos tiveram destelhamentos na área urbana.

A Prefeitura Municipal de São João do Itaperiú informou que em consequência da tempestade severa que afetou a localidade vai decretar situação de emergência ainda neste domingo. Foram mobilizados servidores municipais e agentes da Defesa Civil para atender as ocorrências.

A tempestade severa ocorreu após uma tarde de muito calor. Estações da Epagri-Ciram na área indicaram máximas de até 35ºC, como em Massaranduba e Luiz Alves, ou seja, as condições térmicas na atmosfera eram propícias para tempestade severas isolados.

A imprensa de Santa Catarina afirma que o vento em São João do Itaperiú atingiu 75 km/h, mas, segundo a MetSul Meteorologia, os danos na cidade são condizentes com vento muito superior, possivelmente perto ou acima de 120 km/h em alguns locais pelo nível de destruição observado.

Tratou-se de um episódio muito isolado e severo de vento, como costuma ocorrer nesta época do ano em tempestades fortes ou severas em que o calor e a umidade formam nuvens de grande desenvolvimento vertical que geram vendavais isolados. É prematuro para fazer uma avaliação do que causou exatamente o vento destrutivo em São João do Itaperiú, mas a conclusão não fugirá de dois fenômenos: microexplosão atmosférica ou um tornado. Os danos provocados por ambos são semelhantes.

Fonte: MetSul

(Foto: Defesa Civil de Santa Catarina, divulgação)