Estado

Temperaturas devem diminuir nos próximos dias no Rio Grande do Sul

Tempo seco e firme deve predominar no Estado, com possibilidade de geada nas áreas mais elevadas da Serra Gaúcha

Temperaturas devem diminuir nos próximos dias no Rio Grande do Sul
Áreas mais elevadas da Serra tem possibilidade de geada. (Foto: Ilustrativa/Arquivo)


A partir deste sábado (20), o Rio Grande do Sul enfrentará uma redução de temperaturas acompanhada de tempo seco e firme, conforme o último Boletim Integrado Agrometeorológico, divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga.

O sistema frontal que atuou no Estado na quarta-feira (17) se deslocará em direção ao Oceano, ocasionando uma estabilização da alta pressão sobre a região. Isso resultará em tempo seco e firme em todo o território gaúcho, com possibilidade de geada nas áreas mais elevadas da Serra. Essas condições se manterão ao longo da sexta-feira (19), sábado (20) e domingo (21).

Já na segunda-feira (22), espera-se a chegada de um sistema frontal que trará volumes de chuva para áreas da Fronteira Oeste, Missões, Planalto Médio e Campanha. No decorrer da terça-feira (23), esse sistema se estenderá por todo o Estado, concentrando os maiores acumulados na metade norte.

Para a quarta-feira (24), a frente fria deverá se afastar em direção ao Oceano ao nordeste do Estado, mas ainda pode gerar acumulados de chuvas em áreas próximas à divisa com Santa Catarina.

Os volumes mais expressivos de chuva nos próximos dias estão previstos para o Norte do Estado, com valores entre 20 e 100 mm. Nas regiões da Fronteira Oeste e Campanha, os acumulados esperados variam de 5 a 50 mm. Já no Litoral e Sul do Estado, as quantidades de chuva serão menores, atingindo até 10 mm.

 

Crédito: Divulgação/Seapi