Uma tartaruga-de-couro (Ermochelys coriácea) foi encontrada morta na beira da praia na Itapeva Sul, em Torres, na tarde desta sexta-feira,29 de dezembro. O animal foi encontrado por populares por volta das 16h. O Comando Ambiental da BM foi chamado e compareceu ao local. O animal media aproximadamente dois metros.
A tartaruga –de-couro é a maior espécie de tartaruga marinha, por isso é também conhecida como tartaruga gigante. Os exemplares adultos podem atingir comprimentos de até 2 metros e pesar mais de 500 kg, embora haja registros de indivíduos com mais de 600 kg. Sua carapaça, também conhecida como casco, possui a coloração preta ou cinza com pequenas manchas brancas. A textura e aparência assemelha-se com couro, daí o nome da espécie.
A tartaruga-de-couro é uma espécie que pode ser encontrada em águas tropicais e temperadas de todos os oceanos. Desde as águas quentes dos trópicos até as latitudes temperadas mais frias, essas tartarugas adaptaram-se para sobreviver em diferentes faixas de temperatura. Além disso, ao contrário de outras tartarugas marinhas que frequentemente habitam áreas costeiras e recifes de coral, a tartaruga-de-couro explora águas mais profundas e abertas. Ela foi registrada em profundidades de até 1.000 metros. A tartaruga-de-couro se alimenta principalmente de águas-vivas e algas marinhas.
A espécie está em condição crítica de extinção, conforme portaria do Ministério do Meio Ambiente 148/2022.
Fonte: DaPraia News