Atualmente Caxias do Sul conta com seis tanques de contenção construídos pela Prefeitura. Eles estão localizado nos bairros São José, Pôr do Sol, Fátima Baixo e Pio X, além de dois reservatórios no Parque da Festa da Uva. Os reservatórios são responsáveis por acumularem água da chuva coletada por bueiros e controlar a liberação para o restante da rede.
O Samae também construiu uma bacia de retenção no bairro Serrano. Outros 21 reservatórios menores são oriundos de novos loteamentos e 75 são de edificações individuais. No total, a cidade conta com 102 reservatórios de água pluvial. Juntos, eles têm capacidade para armazenar 66.131.500 litros de água da chuva.
De acordo com o Departamento de Manejo de Águas Pluviais (DMAP), da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), responsável pelo planejamento e gestão dos sistemas de manejo de águas pluviais do Município, a cada novo loteamento na cidade é exigido ao loteador a construção de reservatórios de águas pluviais de acordo com o tamanho da sua área. Além disso, o novo Código Municipal de Edificações estabelece que construções com área igual ou superior a 500m² também precisam instalar tanques de contenção.
Além disso, com investimento de R$ 25 milhões oriundos de financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) a Prefeitura vai construir mais quatro grandes tanques de contenção. Os novos reservatório serão na Villa Brasil (2), De Lazzer e no Petrópolis. Além de impactar os bairros das imediações, o objetivo também é conter o grande volume de água que desde para a região Sul da cidade.