Bento Gonçalves

Tacchini leva prevenção e exposição "Intestino Gigante" à Expobento

Tacchini leva prevenção e exposição "Intestino Gigante" à Expobento


Tacchini vai levar prevenção à Expobento (Foto: arquivo)

Terceiro tumor mais frequente em homens e mulheres depois dos 50 anos, o câncer de intestino, dependendo do estágio em que foi diagnosticado, pode ultrapassar os limites do próprio intestino e se expandir para outros órgãos.

Para estimular a prevenção o Tacchini Sistema de Saúde vai oportunizar aos visitantes durante os 11 dias da Expobento uma passeio por dentro do intestino humano. As pessoas conhecerão as principais estruturas do órgão e as doenças que podem afetá-lo, dentre elas o câncer.

Agregada a esta mostra serão realizados 7 mil exames preventivos à população que integra a base de referência de atendimento da Instituição. O projeto foi idealizado pelo Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) em parceria com o Instituto do Câncer, o projeto tem como lema “Juntos contra o câncer”

Conforme a gerente do ITPS Juliana Giacomazzi o objetivo é alertar e conscientizar as pessoas. “Pretendemos conscientizar a todos para a importância de exames preventivos, os quais podem evitar quase 100% dos casos de câncer de intestino. Na mostra “Intestino Gigante”, o visitante pode caminhar e visualizar exemplos das principais doenças bem como assistir um vídeo com informações à prevenção e diagnóstico”, afirmou”.

Os exames preventivos são oportunizados a partir da parceria de dois projetos do ITPS, um em parceria com a Roche e outro em parceria com o Conselho Municipal do Idoso.

Os exames preventivos do intestino não terá custo e poderá ser realizado para pessoas maiores de 18 anos que apresentem sintomas da doença e que sejam provenientes dos municípios de referência do Hospital Tacchini.

As pessoas maiores de 60 anos, mesmo que não apresentem os sintomas da doença, também poderão fazer o exame.

Conforme o diretor do Instituto do Câncer doutor Fernando Obst, “a cada 10 pacientes que chegam ao Hospital Tacchini para diagnóstico, 6 apresentam estágio avançado em estágio avançado da doença, ou seja, a lesão não foi identificada precocemente.”

Outro dado revela o doutor Fernando Obst é que 15% dos pacientes diagnosticados com a doença na instituição apresentam idade menor ou igual a 50 anos. “O lado positivo dessa situação é que a maioria das lesões tem crescimento lento, o que permite que possamos realizar exames de detecção da doença ainda na fase em que não se transformou em câncer”, afirma o médico.

Os sinais que devem ser observados por quem não costuma realizar exames preventivos e que podem originar o câncer de intestino são: intestino preso e diarreia; alteração da espessura das fezes; presença de sangue, muco e catarro junto às fezes; percepção de evacuação incompleta; desconforto abdominal; cólicas; emagrecimento; anemia ou fraqueza.

A estrutura inflável do Intestino Gigante com 15 metros de extensão, 3 metros de altura e 3 metros de largura, ficará montada no pavilhão D do Parque de Eventos. Instalada próxima à área onde fica o Salão Automotivo. Ao final do passeio, os visitantes serão convidados a participar destes projetos de responsabilidade social.