Esportes

Taça da Copa do Mundo vai passar pelos 32 países pela primeira vez

Brasil recebe troféu em outubro

Taça da Copa do Mundo vai passar pelos 32 países pela primeira vez
(Foto: DIVULGAÇÃO / FIFA / CP)

Tá chegando a hora! Nesta quarta-feira (24), a Fifa começou a última etapa da turnê da Taça da Copa do Mundo. Após um evento de despedida na sede da federação em Zurique, na Suíça, o troféu chega em Seul, na Coréia do Sul. O evento teve participação do campeão Gilberto Silva, que venceu a edição de 2002 com a Seleção Brasileira.

Além disso, pela primeira vez na história da Copa do Mundo, a turnê da taça vai passar pelos 32 países que se classificaram para disputar o campeonato. Dessa vez, todas as nações que vão participar da Copa vão ter a oportunidade de ver de perto o objeto mais desejado do futebol.

O tour terminará em Doha, no Catar, no final de novembro. Nessa segunda fase, serão 32 lugares visitados. Entre eles, São Paulo e Rio de Janeiro. A passagem pelo Brasil está marcada para acontecer em outubro, entre os dias 21 e 23.

No total, a edição de 2022 vai parar em 51 países e territórios, deixando a Fifa um passo mais perto da meta de visitas do troféu – que deve passar por cada uma das 211 federações membros da federação até 2030.

“Ao visitar, pela primeira vez, todas as nações que se classificaram para a Copa do Mundo da Fifa, o impulso da Turnê da Taça continuará aumentando, dando aos fãs de todas as idades um gostinho da emoção que está por vir – e esperamos que eles junte-se a nós no Catar no final deste ano para a celebração final do belo jogo”, afirmou Colin Smith, diretor de operações da Fifa – Copa do Mundo.

A taça só chega em Doha, capital do Catar, poucos dias antes da abertura oficial do evento. O primeiro jogo está marcado para o dia 20 de novembro, às 13h (de Brasília), no estádio Al Bayt. A seleção da casa enfrenta o Equador. Uma decisão da Fifa antecipou em um dia o início da competição, que antes começaria no dia 21.

O Brasil estreia no dia 24 de novembro contra a Sérvia, às 16h (horário de Brasília), no estádio Lusail Stadium, palco da decisão do Mundial, que tem capacidade de 80 mil pessoas.

Fonte: Correio do Povo