Caxias do Sul

Susto que barbeiro de Caxias do Sul levou com policiais tem mais de 2,2 milhões de visualizações no Tik Tok

Abordagem filmada por câmeras de monitoramento divertiu os amigos do empresário do bairro Jardelino Ramos e viralizou nas redes sociais

(Reprodução)
(Reprodução)

Sabe aquele sonho de acordar famoso? Pois foi o que aconteceu com o barbeiro Anderson Elieser Rizzotto Becher, 31 anos, morador do bairro Jardelino Ramos, em Caxias do Sul. O vídeo postado no Tik Tok, que mostra uma abordagem da Brigada Militar (BM) na última sexta-feira (27), ultrapassou as 2,2 milhões de visualizações com mais de 700 comentários. O barbeiro e um amigo estavam mexendo no celular quando foram surpreendidos por oito policiais militares do 4º Batalhão de Choque. As imagens mostram toda a movimentação tática dos policiais, que faziam uma operação de rotina no bairro.

“Estávamos descansando ali, bem de boa, e levamos um susto. Achamos engraçado e resolvemos postar. Só que não imaginávamos que teria tanta repercussão. Foi depois de quatro dias que o pessoal começou a me chamar. Ainda não caiu a ficha para mim”, conta.

Rizzoto é proprietário de uma barbearia e uma conveniência na Avenida Barão de Santo Ângelo. Naquela manhã de sexta-feira, ele e o amigo Tiago de Lara, 36, estavam descansando no beco que fica nos fundos da loja. Para segurança, o empresário possui as câmeras de vigilância, que acabaram por filmar a ação policial.

“O bairro é um pouco perigoso, então é comum os policiais passarem, andarem pelos becos. É algo tranquilo. E naquele dia mais tranquilo ainda. Por isso que (o vídeo) ficou engraçado. A repercussão está muito grande, nem consigo ler todos os comentários. Tem amigos de longe me ligando. É a novidade do bairro, né? Motivo de risada com os clientes”, diverte-se Rizzoto.

As imagens também repercutiram de forma positiva entre os policiais militares. O capitão Rogério Schuh, subcomandante do 4º Batalhão de Choque, aponta exatamente o trabalho que é feito diariamente pelos agentes do Choque pela Serra.

“O vídeo enaltece a questão técnica dos nossos servidores. Todos podem ver que foi uma abordagem corriqueira, que acontece todos os dias e que aconteceu dentro da técnica, com a identificação das pessoas e procedimentos. É uma situação normal. Nossa ação sempre prima pela técnica. Para nós, ficou esta imagem positiva da nossa atuação”, comenta.

Naquela manhã específica, a ação policial era um treinamento. Estas simulações de operações são feitas periodicamente para manter os policiais preparados.

“Em janeiro, atuamos especificamente em Caxias devido ao aumento dos índices violentos. Este treinamento é feito em um local de alto risco, na prática, para aprimorar as técnicas, e deu esta coincidência (do vídeo). É um treinamento, mas são policiais cumprindo seu dever, com abordagens e que pode ter prisão ou qualquer outra ação necessária que se apresente. Somos um batalhão especializado em atuações em locais de alto risco. Precisamos estar sempre qualificado”, aponta o capitão Schuh, lembrando que aquela região do Jardelino Ramos possui histórico de violência e até confrontos de suspeitos com PMs.

O barbeiro Rizzoto também enaltece a técnica dos policiais e como a abordagem ocorreu de forma tranquila, o que lhe permitiu achar graça da situação. Ele já havia sido abordado em blitze e viu amigos serem revistados no bairro, mas a situação do vídeo foi especial por mostrar como os policiais conseguiram se aproximar sileciosamente, o que causou o susto nos amigos que olhavam para os celulares.

“Nas redes sociais, sempre tem alguém que fala mal e quem fala bem. Faz parte. Muitos me perguntam como foi, tem uma ideia diferente de como é (uma ação policial). Me perguntam se entraram na minha casa e um monte de outras coisas. Mas foi aquilo ali do vídeo, bem tranquilo”, relata Rizotto que brinca sobre o momento de fama. “Agora é tentar bombar de novo, tentar seguindo fazendo vídeos”.

Confira o vídeo que bombou: