Empreendedorismo

Suspensys inaugura unidade de produção dedicada a tecnologias elétricas em Caxias do Sul

Investimento coloca empresa em um segmento de atuação inédito na America Latina

Suspensys inaugura unidade de produção dedicada a tecnologias elétricas em Caxias do Sul
(Foto: Luiza Fim / Grupo RSCOM)

Ao longo da tarde da quarta-feira(12), uma das principais fabricantes globais em sistemas de suspensões para veículos, a Suspensys, inaugurou na sede da empresa em Caxias do Sul, uma nova segmentação de produtos eletrificados voltados ao transporte.

A Suspensys E-Mobility surge para inserir a empresa no mercado de montagem e produção de baterias. Por meio de projetos próprios, a nova unidade é capacitada para atender veículos leves, implementos agrícolas e outras aplicações industriais. Com investimento total de R$60 milhões, a nova fábrica conta com tecnologia de ponta na linha de produção.

(Foto: Luiza Fim / Portal Leouve)

Uma das vantagens do investimento é a agilidade no tempo de desenvolvimento de projetos em relação a concorrência, já que a a fábrica possuí recursos tecnológicos próprios. “Todas essas tecnologias foram desenvolvidas aqui no sul do Brasil, e nos enchem de orgulho. É uma tecnologia de vanguarda e 100% nacional. Nós reduzimos a utilização dos combustíveis fosseis que vão nos caminhões, assim oferecendo uma economia para o transportador. Para a segurança, o sistema fica muito mais seguro, o freio dura mais e melhora também aspecto de segurança e durabilidade dos componentes”, diz o CEO das empresas Fras-le e Randon, Sérgio de Carvalho.

(Foto: Luiza Fim / Portal Leouve)

Além disso, a planta também recebe toda a estrutura de fabricação do e-Sys, um inovador sistema de tração auxiliar elétrico desenvolvido e comercializado pela empresa. Daniel Randon, presidente do grupo Randon, diz que o projeto está totalmente imerso nos valores e propósitos da empresa. “Nossa meta é em até 2030 poder reduzir 40% das emissões de gás e efeito estufa. Desde o ano passado começamos a vender para os nossos clientes no exterior, tendo como missão ISG, como meta, ou até algumas rotas que ele pode fazer em menos tempo, com mais segurança e menos impacto ambiental.”

A inauguração concretiza a estruturação da planta que já vinha funcionando em entapas experimentais no decorrer do segundo semestre de 2022.  Estiveram presentes no dia do evento autoridades locais como o prefeito Adiló Didomenico, o presidente da câmara dos vereadores Zé Dambrós e o vice-presidente da CIC-Caxias, Ruben Antonio Bisi.