A Polícia Civil prendeu um homem de 28 anos suspeito de integrar uma organização criminosa especializada em furto de veículo e extorsão em Caxias do Sul. O detido foi autuado em flagrante por receptação, adulteração de sinal veicular e extorsão.
De acordo com a Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), os policiais vêm, há alguns meses, investigando a quadrilha que atua em diversas cidades da Serra, especialmente em Caxias.
Os agentes descobriram que os investigados utilizavam um veículo Fiat Uno Way branco como carro de apoio nas ações criminosas. O veículo foi visto trafegando no bairro Serrano, até o momento que foi abordado.
O condutor é um mecânico integrante da organização, o qual tinha como função, além de proceder ao desmanche dos veículos, escondê-los tão logo eram furtados.
Os policiais localizaram em uma garagem uma caminhonete Ford Ranger, que estava em ocorrência de furto desde o dia 23 de setembro. O proprietário estava sendo extorquido por meio de ligações telefônicas. Os criminosos exigiam-lhe R$ 9 mil pela devolução da Ranger, do contrário, diziam que iriam desmanchá-la. O veículo não era segurado e a vítima o havia comprado por meio de financiamento há poucos dias.
Nos fundos da residência, os policiais também localizaram um veículo Gol que estava com placas afixadas correspondentes a um Voyage. Assim, realizaram uma vistoria preliminar no automóvel, sendo que constataram que estava adulterado. O motor correspondia a um Gol em ocorrência de furto desde o dia 19 deste mês.
Além dos veículos apreendidos, os policiais localizaram na residência diversos documentos veiculares. Segundo a polícia, ao menos 15 inquéritos policiais relativos a furto de veículos e extorsão ocorridos em Caxias do Sul e região serão esclarecidos.
O preso foi encaminhado ao sistema penitenciário.