Na última terça-feira (30), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), juntamente com a Polícia Civil e com a Brigada Militar, realizou duas operações de fiscalização domiciliar em Farroupilha e Caxias do Sul, tendo como alvo apenados em regime semiaberto com benefício de prisão domiciliar.
A primeira ação, com participação da Polícia Civil, aconteceu em Farroupilha, às 9h, quando oito integrantes das forças de segurança fiscalizaram oito domicílios. No término da operação, dois apenados foram localizados, enquanto seis não foram encontrados nos endereços informados.
Posteriormente, às 14h, em operação em Caxias do Sul, um efetivo de 20 agentes, unindo Susepe e Força Tática do 12º Batalhão de Polícia Militar, fiscalizou nove domicílios de apenados, nos quais cinco se encontravam presentes e quatro não foram localizados.
Segundo o delegado substituto da 7ª Região, Henrique Zanatto, “ambas as operações demonstram a eficiência resultante da cooperação entre os diferentes órgãos de segurança, garantindo um monitoramento mais abrangente e eficaz dos apenados em regime semiaberto”. Segundo ele, “essas fiscalizações são essenciais para assegurar que os benefícios da prisão domiciliar estejam sendo cumpridos de acordo com a legislação vigente”.
Os dados coletados nessas ações serão inseridos nos sistemas de controle prisional e reportados ao Poder Judiciário, para o encaminhamento das medidas legais cabíveis.