Na manhã desta sexta-feira (4) a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) confirmou que ocorreu um surto de Covid-19 na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul (PECS), localizada no Apanhador.
Segundo a nota divulgada 12 apenados foram diagnosticados, sendo que, apenas um permanece isolado e com sintomas leves. Todos os casos foram monitorados pela equipe da Unidade Básica de Saúde Prisional.
Confira a informação na íntegra:
“Nota oficial
Sobre a situação da Covid-19 nas unidades prisionais da serra, Presídio Regional de Caxias do Sul (PICS) e Penitenciária Estadual de Caxias do Sul (PECS), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) informa que apenas na PECS é que foram diagnosticados alguns casos.
Após o avanço da variante Ômicron, o estabelecimento testou 18 apenados no dia 27 de janeiro. Destes, 12 positivaram para Covid-19, com sintomas leves ou assintomáticos, e monitorados pela equipe da Unidade Básica de Saúde Prisional.
De acordo com as novas orientações publicadas pela Secretaria Estadual da Saúde, baseada nos últimos estudos sobre a doença, o isolamento passa a ser de sete dias, a contar do início dos sintomas.
Contudo, a 2ª Vara de Execução Criminal Regional de Caxias do Sul determinou, ainda no dia 27/01, a interdição da galeria por 15 dias.”
Já no Presídio Regional de Caxias do Sul (PICS), localizado na BR-116, região do bairro Petrópolis, não há casos confirmados.