Últimas notícias

Surdolimpíadas recruta voluntários para evento que reunirá mais de 6 mil atletas em Caxias

Cidade receberá delegações de mais de 90 países durante os jogos, que acontecerão entre 01º e 15 de maio de 2022.

Surdolimpíadas recruta voluntários para evento que reunirá mais de 6 mil atletas em Caxias

A 24ª edição das Surdolimpíadas de verão, maior evento poliesportivo da história do Rio Grande do Sul, reunirá mais de 6 mil atletas de quase 100 nações diferentes, em Caxias do Sul. Diversas frentes de trabalho da cidade estão envolvidas para que o evento seja um sucesso.

A estimativa do Comitê Organizador é de que sejam mobilizados cerca de 1000 voluntários para o evento, além de outros contingentes que atuarão em diversas áreas.

Boa parte destes voluntários será proveniente da comunidade surda, que além de facilitar a comunicação com os visitantes, também estarão envolvidos em um evento voltado ao mundo surdolímpico. A experiência na participação de um evento histórico e de nível internacional será o ponto alto para o voluntário, que poderá acompanhar provas com níveis elevados de atletas e infraestrutura.

Andre da Silva, Coordenador da Força de Trabalho da 24ª Surdolimpíadas e responsável pelos voluntários, explica que para se cadastrar é necessário ter no mínimo 18 anos e preencher alguns requisitos, como, por exemplo, disponibilidade de horários, conhecimento em línguas de sinais ou línguas estrangeiras: “O voluntário pode ser de qualquer parte do Brasil ou do mundo, basta preencher os requisitos e querer participar. Será muito bem acolhido e com certeza terá a oportunidade de vivenciar uma experiência inesquecível na sua vida. É uma competição mundial e a troca é muito grande, milhões de pessoas no mundo são surdas e as vezes não temos a dimensão do que isso significa, é algo edificante”.

Uma das voluntárias confirmadas é Camila Lima Silva. Ela é estagiária no UCS Museu, e se voluntariou após receber um e-mail da própria universidade incentivando a prática. “Eu falo inglês, e me prontifiquei a ajudar no que for possível. Acredito que esse ato de ser voluntária nesse grande evento vai ser bom para os dois lados, um momento de trocar experiência, ajudar e aprender”, diz Camila.

Para o CEO do Comitê Organizador, Richard Ewald, nenhum grande evento esportivo é viável sem o apoio dos voluntários. “Eu tenho experiência de quase 30 anos nos esportes, e em todos os eventos que participei, tanto competindo como colaborando na organização, eu vi a força que os voluntários trazem para tornar a experiência melhor. Então, é fundamental que as pessoas considerem participar e colaborar com as Surdolimpíadas”.

Para se inscrever como voluntário, basta entrar no site oficial www.deaflympics2021.com, ir na aba organização e depois voluntários, e seguir as instruções. Faça parte desse grande momento da história esportiva de Caxias do Sul.

Governador em Exercício do RS discute segurança do evento em agenda na cidade

O Governador em Exercício do Estado, Ranolfo Vieira Jr., cumpre agenda em Caxias do Sul nesta sexta-feira, dia 05 de novembro. E a realização das Surdolimpíadas em Caxias do Sul, em maio do próximo ano, é um dos assuntos a serem discutidos com o Governador. Está prevista uma reunião às 17h30 na Prefeitura de Caxias do Sul, que contará com a presença do Prefeito Adiló Didomênico e da vice-Prefeita Paula Ioris, que é também Presidente de Honra do Comitê Organizador.

O CEO do Comitê Organizador, Richard Ewald, estará presente no encontro, assim como outros secretários municipais, visto que a pauta a ser discutida é a organização das forças de segurança para os jogos, uma vez que o Governador em Exercício é também Secretário Estadual de Segurança Pública.

Sobre as Surdolimpíadas

A Surdolimpíadas é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf). A primeira edição, realizada em Paris em 1924, foi também o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais.

A Surdolimpíadas de Verão acontece a cada 4 anos e é o evento multidesportivo mais antigo, depois dos Jogos Olímpicos. Para a 24ª edição de Verão, espera-se receber 6.500 pessoas entre surdoatletas e comissões técnicas e equipes de mais de 90 países.

Como marco histórico, o Brasil será o Primeiro País da América Latina a sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão, que será também o maior evento poliesportivo já realizado no Rio Grande do Sul.