No final da manhã deste domingo (2), por volta de 12h, a Brigada Militar foi acionada até um local de votação na Parada Cristal, em Caxias do Sul. No local a denúncia registrava uma boca de urna feita por veículos que passavam com propagandas sonoras.
Os PMs se deslocaram até a localidade e identificaram uma pessoa e dois veículos, sendo registrado um termo circunstanciado. De acordo com Edson Borowski, chefe da 169ª Eleitoral de Caxias do Sul, a denúncia foi registrada, com vídeos e testemunhas, um documento será encaminhado nesta segunda-feira ao Ministério Público. A justiça interpretará se é um crime eleitoral e tomará as devidas medidas.
Entretanto, segundo o tenente-coronel Emerson Ubirajara o pleito até metade da tarde, segue dentro do esperado. Não houve prisões em flagrante, apenas algumas situações de desordem que foi necessário o trabalho de orientação por parte da Brigada Militar.
Ao todo em Caxias do Sul, segundo o boletim divulgado pelo Cartório Eleitoral, até por volta de 15h, nove urnas precisaram ser trocadas, em sua maioria por problemas no equipamento que fica com o mesário. A média de outras eleições, de acordo com Borowski, é troca de 15 urnas eletrônicas, nesta edição então ficou a baixo da média.
O chefe da 169ª Zona Eleitoral salientou que a votação está dentro das expectativas, inclusive, acredita-se que nesse ano haja menos abstenções. No ano de 2020, quando ainda havia uma incidência maior da pandemia, 24% dos eleitores não compareceram. Edson Borowski acredita que mais de 80% da população vá as urnas nessa eleição de 2022.
A equipe que trabalha nestas eleições já se preparam para o encerramento. O mesário deve ter cuidado se todos os eleitores presentes já votaram antes de inserir o código de encerramento. Borowski pede que a população tenha paciência e serenidade para comemorar os resultados. A expectativa é que até as 20h todas as urnas de Caxias do Sul já tenham sido transmitidas para o TRE.