Custo de Vida

Supermercados apostam em crescimento de vendas de 3,6% nas festas

Supermercados apostam em crescimento de vendas de 3,6% nas festas
Espumantes, do tipo moscatel, estarão entre as mais procuradas no final de ano

Com preços de itens típicos da época majorados em 0,9% e o cenário eleitoral definido o setor supermercadista tem expectativa de abocanhar cerca de 20% dos R$ 13,7 bilhões que serão injetados na economia pelo pagamento do 13º salário.

A Agas -Associação Gaúcha de Supermercados encomendou pesquisa à empresa Instituto Segmento de Pesquisas e esta escutou 20 empresários do setor e 200 consumidores de ambos os sexos, e de diferentes classes sociais e faixas etárias em todo o RS. Os resultados do levantamento, divulgado nesta terça-feira (6) pelo presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, mostram que 92,3% dos consumidores gaúchos pretendem realizar compras em supermercados para as festas de fim de ano. Daí a projeção otimista de crescimento de 3,6% nas vendas do setor, na comparação com o Natal e Ano-Novo de 2017. Segundo Longo, os caixas dos supermercados deverão ser os principais fornecedores de aves natalinas, bombons, espumantes, lentilha, bebidas e presentes.

Os números da pesquisa indicam uma pequena retomada do setor supermercadista nas vendas e apontam, ainda, que os preços de produtos típicos de Natal e Ano-Novo estarão em média 0,9%superiores aos praticados nas festas do ano passado. Mesmo assim, a tendência é dos clientes buscarem preços baixos. “Percebemos um clima crescente de compartilhamento entre familiares e amigos, que buscam cada vez mais reuniões e confraternizações em grupos nas ceias de Natal e Réveillon, dividindo custos e garantindo uma grande festa”, detalha Longo. Segundo os números do Instituto Segmento, cada gaúcho vai presentear em média 6 pessoas do seu convívio, oportunizando ao varejo a comercialização de produtos mais acessíveis. “Quanto maior é o número de pessoas presenteadas, mais cresce a procura por presentes mais baratos. Neste cenário, os supermercados ganham a preferência, por oportunizarem conveniência, facilidade de pagamento e opções de presentes com menor preço”, sublinha o presidente da Agas. De acordo com a pesquisa, 90% dos supermercadistas ouvidos pelo Instituto Segmento vão fazer algum tipo de promoção no período de festas.

Calendário é favorável para o varejo – O setor supermercadista gaúcho terá o calendário a seu favor para alavancar as vendas em dezembro de 2018: além de contar com cinco sábados e cinco domingos, ampliando o número de finais de semana para que os consumidores façam suas compras para as festas, a ocorrência da véspera de Natal (dia 24/12) em uma segunda-feira vai garantir três dias de grande movimento nos supermercados. “Os consumidores terão sábado, domingo e segunda para garantirem suas compras, ampliando em um dia o leque de compras de última hora. Isso ocasionará um número maior de visitas ao ponto de venda e, consequentemente, melhores vendas para o setor”, antecipa Longo.

O estudo do Instituto Segmento mostra ainda que as famílias gaúchas vão gastar, em média, R$ 330,59 em alimentos para as festas. Os campeões de preferência nas datas festivas seguem, para os gaúchos, os mesmos: na ceia natalina, o produto apontado pelos gaúchos como aquele que não pode faltar é o peru/chester, enquanto no Réveillon é a lentilha.

Vendas de “não alimentos” vão movimentar as lojas – Categorizados pelos supermercados como “não alimentos”, produtos como brinquedos, eletrodomésticos e itens de bazar estão entre aqueles que são apontados como mais promissores, em vendas, pelos supermercadistas. O presidente da Agasdestaca, ainda, que itens buscados pelos clientes para facilitar a confraternização em grupos também terão relevância. “O setor aumentou os estoques de cadeiras de praia, barracas, coolers e outros itens de convivência”, relata. Chamam a atenção as projeções de boas vendas também em cervejas (+4,8%) e de carnes bovinas (+4,7%).

Com relação aos preços, três categorias de produtos terão baixas de valores na comparação com o ano passado: produtos alimentícios em geral, peixes e bebidas destiladas.

Com relação aos espumantes
a previsão é de que a bebida terá crescimento de 3,6% nas vendas, com a comercialização de 5 milhões de garrafas – 95% delas produzidas na Serra Gaúcha. “As champanhas mais doces, de variação moscatel, têm tendência de alta pela maior procura das mulheres”, observa Longo.

Locais preferidos

Mais uma vez, os supermercados são bem ranqueados como local preferido na busca de presentes. Os shoppings seguem na liderança, com 39,5% (ante 48,5% em 2017); as lojas de departamentos têm 28,5% da preferência (em 2017, tinham 19%); e os supermercados são a escolha de 16,5% dos consumidores gaúchos (no ano passado eram 18,5%). Ainda são lembradas lojas de roupas (22%), lojas de brinquedo (11%) e camelôs (3,5%).
O Instituto Segmento questionou os consumidores sobre quais presentes eles deverão adquirir neste Natal. Divididos pela faixa etária dos presenteados, os produtos que mais se destacaram foram:Presentes para crianças de até 5 anos Brinquedos co 54,4% de referência seguidos de roupas, 32,7% e calçados, 4,7%. Roupas, seguidos de brinquedos e eletrodomésticos predominam quando as crianças têm entre 6 e 12 anos. DE 12 anos em diante a preferência é por roupas, 53%, artigos de beleza e perfumes com 30% e eletroeletrônicos , 7,5%

Com preços de itens típicos da época majorados em 0,9% e o cenário eleitoral definido o setor supermercadista tem expectativa de abocanhar cerca de 20% dos R$ 13,7 bilhões que serão injetados na economia pelo pagamento do 13º salário.

A Aagas -Associação Gaúcha de Supermercados encomendou pesquisa à empresa Instituto Segmento de Pesquisas e esta escutou 20 empresários do setor e 200 consumidores de ambos os sexos, e de diferentes classes sociais e faixas etárias em todo o RS. Os resultados do levantamento, divulgado nesta terça-feira (6) pelo presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, mostram que 92,3% dos consumidores gaúchos pretendem realizar compras em supermercados para as festas de fim de ano. Daí a projeção otimista de crescimento de 3,6% nas vendas do setor, na comparação com o Natal e Ano-Novo de 2017. Segundo Longo, os caixas dos supermercados deverão ser os principais fornecedores de aves natalinas, bombons, espumantes, lentilha, bebidas e presentes.

Os números da pesquisa indicam uma pequena retomada do setor supermercadista nas vendas e apontam, ainda, que os preços de produtos típicos de Natal e Ano-Novo estarão em média 0,9%superiores aos praticados nas festas do ano passado. Mesmo assim, a tendência é dos clientes buscarem preços baixos. “Percebemos um clima crescente de compartilhamento entre familiares e amigos, que buscam cada vez mais reuniões e confraternizações em grupos nas ceias de Natal e Réveillon, dividindo custos e garantindo uma grande festa”, detalha Longo. Segundo os números do Instituto Segmento, cada gaúcho vai presentear em média 6 pessoas do seu convívio, oportunizando ao varejo a comercialização de produtos mais acessíveis. “Quanto maior é o número de pessoas presenteadas, mais cresce a procura por presentes mais baratos. Neste cenário, os supermercados ganham a preferência, por oportunizarem conveniência, facilidade de pagamento e opções de presentes com menor preço”, sublinha o presidente da Agas. De acordo com a pesquisa, 90% dos supermercadistas ouvidos pelo Instituto Segmento vão fazer algum tipo de promoção no período de festas.

Calendário é favorável para o varejo – O setor supermercadista gaúcho terá o calendário a seu favor para alavancar as vendas em dezembro de 2018: além de contar com cinco sábados e cinco domingos, ampliando o número de finais de semana para que os consumidores façam suas compras para as festas, a ocorrência da véspera de Natal (dia 24/12) em uma segunda-feira vai garantir três dias de grande movimento nos supermercados. “Os consumidores terão sábado, domingo e segunda para garantirem suas compras, ampliando em um dia o leque de compras de última hora. Isso ocasionará um número maior de visitas ao ponto de venda e, consequentemente, melhores vendas para o setor”, antecipa Longo.

O estudo do Instituto Segmento mostra ainda que as famílias gaúchas vão gastar, em média, R$ 330,59 em alimentos para as festas. Os campeões de preferência nas datas festivas seguem, para os gaúchos, os mesmos: na ceia natalina, o produto apontado pelos gaúchos como aquele que não pode faltar é o peru/chester, enquanto no Réveillon é a lentilha.

Vendas de “não alimentos” vão movimentar as lojas – Categorizados pelos supermercados como “não alimentos”, produtos como brinquedos, eletrodomésticos e itens de bazar estão entre aqueles que são apontados como mais promissores, em vendas, pelos supermercadistas. O presidente da Agasdestaca, ainda, que itens buscados pelos clientes para facilitar a confraternização em grupos também terão relevância. “O setor aumentou os estoques de cadeiras de praia, barracas, coolers e outros itens de convivência”, relata. Chamam a atenção as projeções de boas vendas também em cervejas (+4,8%) e de carnes bovinas (+4,7%).

Com relação aos preços, três categorias de produtos terão baixas de valores na comparação com o ano passado: produtos alimentícios em geral, peixes e bebidas destiladas.

Com relação aos espumantes
a previsão é de que a bebida terá crescimento de 3,6% nas vendas, com a comercialização de 5 milhões de garrafas – 95% delas produzidas na Serra Gaúcha. “As champanhas mais doces, de variação moscatel, têm tendência de alta pela maior procura das mulheres”, observa Longo.

Locais preferidos

Mais uma vez, os supermercados são bem ranqueados como local preferido na busca de presentes. Os shoppings seguem na liderança, com 39,5% (ante 48,5% em 2017); as lojas de departamentos têm 28,5% da preferência (em 2017, tinham 19%); e os supermercados são a escolha de 16,5% dos consumidores gaúchos (no ano passado eram 18,5%). Ainda são lembradas lojas de roupas (22%), lojas de brinquedo (11%) e camelôs (3,5%).
O Instituto Segmento questionou os consumidores sobre quais presentes eles deverão adquirir neste Natal. Divididos pela faixa etária dos presenteados, os produtos que mais se destacaram foram:Presentes para crianças de até 5 anos Brinquedos co 54,4% de referência seguidos de roupas, 32,7% e calçados, 4,7%. Roupas, seguidos de brinquedos e eletrodomésticos predominam quando as crianças têm entre 6 e 12 anos. DE 12 anos em diante a preferência é por roupas, 53%, artigos de beleza e perfumes com 30% e eletroeletrônicos , 7,5%

Com preços de itens típicos da época majorados em 0,9% e o cenário eleitoral definido o setor supermercadista tem expectativa de abocanhar cerca de 20% dos R$ 13,7 bilhões que serão injetados na economia pelo pagamento do 13º salário.

A Agas -Associação Gaúcha de Supermercados encomendou pesquisa à empresa Instituto Segmento de Pesquisas e esta escutou 20 empresários do setor e 200 consumidores de ambos os sexos, e de diferentes classes sociais e faixas etárias em todo o RS. Os resultados do levantamento, divulgado nesta terça-feira (6) pelo presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, mostram que 92,3% dos consumidores gaúchos pretendem realizar compras em supermercados para as festas de fim de ano. Daí a projeção otimista de crescimento de 3,6% nas vendas do setor, na comparação com o Natal e Ano-Novo de 2017. Segundo Longo, os caixas dos supermercados deverão ser os principais fornecedores de aves natalinas, bombons, espumantes, lentilha, bebidas e presentes.

Os números da pesquisa indicam uma pequena retomada do setor supermercadista nas vendas e apontam, ainda, que os preços de produtos típicos de Natal e Ano-Novo estarão em média 0,9%superiores aos praticados nas festas do ano passado. Mesmo assim, a tendência é dos clientes buscarem preços baixos. “Percebemos um clima crescente de compartilhamento entre familiares e amigos, que buscam cada vez mais reuniões e confraternizações em grupos nas ceias de Natal e Réveillon, dividindo custos e garantindo uma grande festa”, detalha Longo. Segundo os números do Instituto Segmento, cada gaúcho vai presentear em média 6 pessoas do seu convívio, oportunizando ao varejo a comercialização de produtos mais acessíveis. “Quanto maior é o número de pessoas presenteadas, mais cresce a procura por presentes mais baratos. Neste cenário, os supermercados ganham a preferência, por oportunizarem conveniência, facilidade de pagamento e opções de presentes com menor preço”, sublinha o presidente da Agas. De acordo com a pesquisa, 90% dos supermercadistas ouvidos pelo Instituto Segmento vão fazer algum tipo de promoção no período de festas.

Calendário é favorável para o varejo – O setor supermercadista gaúcho terá o calendário a seu favor para alavancar as vendas em dezembro de 2018: além de contar com cinco sábados e cinco domingos, ampliando o número de finais de semana para que os consumidores façam suas compras para as festas, a ocorrência da véspera de Natal (dia 24/12) em uma segunda-feira vai garantir três dias de grande movimento nos supermercados. “Os consumidores terão sábado, domingo e segunda para garantirem suas compras, ampliando em um dia o leque de compras de última hora. Isso ocasionará um número maior de visitas ao ponto de venda e, consequentemente, melhores vendas para o setor”, antecipa Longo.

O estudo do Instituto Segmento mostra ainda que as famílias gaúchas vão gastar, em média, R$ 330,59 em alimentos para as festas. Os campeões de preferência nas datas festivas seguem, para os gaúchos, os mesmos: na ceia natalina, o produto apontado pelos gaúchos como aquele que não pode faltar é o peru/chester, enquanto no Réveillon é a lentilha.

Vendas de “não alimentos” vão movimentar as lojas – Categorizados pelos supermercados como “não alimentos”, produtos como brinquedos, eletrodomésticos e itens de bazar estão entre aqueles que são apontados como mais promissores, em vendas, pelos supermercadistas. O presidente da Agas destaca, ainda, que itens buscados pelos clientes para facilitar a confraternização em grupos também terão relevância. “O setor aumentou os estoques de cadeiras de praia, barracas, coolers e outros itens de convivência”, relata. Chamam a atenção as projeções de boas vendas também em cervejas (+4,8%) e de carnes bovinas (+4,7%).

Com relação aos preços, três categorias de produtos terão baixas de valores na comparação com o ano passado: produtos alimentícios em geral, peixes e bebidas destiladas.

Com relação aos espumantes a previsão é de que a bebida terá crescimento de 3,6% nas vendas, com a comercialização de 5 milhões de garrafas – 95% delas produzidas na Serra Gaúcha. “As champanhas mais doces, de variação moscatel, têm tendência de alta pela maior procura das mulheres”, observa Longo.

Locais e presentes preferidos

Mais uma vez, os supermercados são bem ranqueados como local preferido na busca de presentes. Os shoppings seguem na liderança, com 39,5% (ante 48,5% em 2017); as lojas de departamentos têm 28,5% da preferência (em 2017, tinham 19%); e os supermercados são a escolha de 16,5% dos consumidores gaúchos (no ano passado eram 18,5%). Ainda são lembradas lojas de roupas (22%), lojas de brinquedo (11%) e camelôs (3,5%).

O Instituto Segmento questionou os consumidores sobre quais presentes eles deverão adquirir neste Natal. Divididos pela faixa etária dos presenteados, os produtos que mais se destacaram foram:Presentes para crianças de até 5 anos Brinquedos co 54,4% de referência seguidos de roupas, 32,7% e calçados, 4,7%. Roupas, seguidos de brinquedos e eletrodomésticos predominam quando as crianças têm entre 6 e 12 anos. DE 12 anos em diante a preferência é por roupas, 53%, artigos de beleza e perfumes com 30% e eletroeletrônicos , 7,5%.