Em 1932, o norte-americano Richard Hollingshead queria agradar a sua mãe que sempre reclamava das poltronas das salas de cinema de onde moravam por não serem confortáveis para quem estava acima do peso. Ele teve a ideia de utilizar um telão e um projetor em um terreno baldio e transmitir os filmes para que as pessoas assistissem dos seus carros. Nascia assim o cine drive-in que se tornou um sucesso absoluto nas décadas de 1940 e 1950.
Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, a modalidade voltou com tudo e tem feito muita gente, cinéfilo ou não, a adotar o sistema para desfrutar de uma sessão. Cidades brasileiras como São Paulo, Praia Grande, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Caxias do Sul estão retomando essa tradição nostálgica.
Os drive-ins ganharam novos espaços e recuperaram sua popularidade durante a pandemia. Eles são mais seguros em relação à transmissão do novo coronavírus por manterem os espectadores confinados em seus veículos, sem contato com outras pessoas ou com o ambiente.
Em Caxias do Sul, a modalidade chega nos dias 03 e 04 de julho com a primeira edição do Cine Open Air, realizado pelo Iguatemi Caxias e o Grupo RSCOM, com a exibição do filme La La Land – Cantando Estações. Com a primeira sessão esgotada em 4 horas , os últimos ingressos para a sessão extra seguem sendo vendidos pelo valor de R$ 80,00 por carro e dão direito a assistir a sessão de cinema, isentando o veículo do valor do estacionamento, além de dois passes de estacionamento para ser usado até 31 de outubro.
A ação, que ocorre no pátio do shopping, surgiu para levar entretenimento seguro durante a pandemia e é uma forma de ajudar aos mais necessitados. O projeto integra as campanhas do Grupo RSCOM- Pequenos Gestos, Grandes Abraços e do Shopping Iguatemi, brMalls do Bem. Toda a renda da primeira sessão será revertida para a Associação Criança Feliz e o Instituto Taru, de Caxias do Sul.
Os ingressos podem ser adquiridos clicando aqui.
A organização informa que, caso tenha uma nova mudança na bandeira do distanciamento controlado no estado, o cinema terá uma nova data. Informações pelo whats 54 99673-0540.