Após o susto, a consagração. Mesmo saindo atrás no placar, o Grêmio teve forças para virar em cima do América-MG e se consolidar de volta no G-4 do Campeonato Brasileiro. O Tricolor ainda viu Luis Suárez marcar mais um e dar recado de que as suposições da aposentadoria não passam disso: suposições.
O Grêmio teve o domínio da partida desde o início. Impondo a maior qualidade em relação ao adversário, fez questão de levar perigo sempre que possível. Foi assim quando Suárez, aproveitando cruzamento açucarado de Carballo, cabeceou na trave. O uruguaio lamentou o gol perdido, sem saber ainda o que aconteceria mais para a frente.
Disposto a jogar por uma bola, o América a conseguiu. Aos 25 minutos, aproveitando cobrança de escanteio, o zagueiro Danilo Avellar, um dos artilheiros americanos na competição, cabeceou para o fundo da meta defendida por Brenno. A alegria, porém, durou bem pouco. Dez minutos depois, Éder foi expulso diretamente e complicou a estratégia dos visitantes.
Com um a mais, o Grêmio só precisou desenvolver as marchas para ter vantagem, também, no placar. Aos 40 minutos, ainda contou com a colaboração de Matheus Cavichioli, que falhou no gol de empate.
Segundo tempo
Ao empatar ainda no primeiro tempo, o Grêmio teve segurança para virar o jogo. Aos 16 minutos, Villasanti antecipou bola cruzara por Reinaldo e fez o segundo do Tricolor, para a alegria do torcedor na Arena.
Oito minutos depois, Suárez recebeu na pequena área após bela troca de passes e concluiu com a qualidade que lhe é tradicional. Na comemoração, algo como uma crítica àqueles que falaram que o uruguaio buscava formas de se aposentar, em virtude de dores no joelho direito,
O 3 a 1 deu total conforto ao time gaúcho, que passou a apenas controlar a partida para confirmar mais uma vitória na competição diante do torcedor.
Sequência
Com a vitória, o Grêmio ocupa momentaneamente a terceira posição, com 20 pontos. A próxima partida é diante do Coritiba, novamente dentro de casa, no domingo (25). A partida ocorre às 16h